Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1676
Título: Policiamento comunitário na visão dos policiais militares do serviço operacional
Autor(es): Stochi, Elisienos Lima
Palavras-chave: Polícia comunitária
Policiais militares
Comunidade
Barreiras
Sistema comunitário
Data do documento: 14-Dez-2009
Citação: STOCHI, Elisienos Lima. Policiamento comunitário na visão dos policiais militares do serviço operacional. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2009.
Resumo: O intuito desse artigo é apresentar a polícia comunitária na visão dos policiais militares que estão diretamente em contato com a comunidade, ou seja, aqueles que desenvolvem o serviço operacional de radiopatrulha e estão diretamente atuando como mediadores de conflitos e solucionadores de problemas dos mais variados na sociedade. Serão demonstrados como interagem com a filosofia de polícia comunitária, as dificuldades encontradas e as barreiras que aparecem dificultando a utilização dessa nova ferramenta. Pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa, com estudo de caso realizado na base da Policia Militar no Bairro Teixeirão no município de Cacoal. Os participantes da pesquisa foram 15 (quinze) policiais que trabalham no setor operacional e que apresentam maior resistência quanto ao modelo de policiamento comunitário. As técnicas de coletas de dados foram pesquisa bibliográfica e questionário contendo perguntas abertas e fechadas. Os resultados da pesquisa demonstram que as resistências se dão por conta de falta de recursos humanos e má adequação na escala de serviço. Diante dos resultados, sugere-se que haja um maior investimento em recursos humanos no quesito quantidade e que os demais órgãos que compõem o sistema de segurança pública municipal passem a aderir a essa ferramenta.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientadora: Profª. M.ª Simone Marçal Quintino
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1676
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
POLICIAMENTO COMUNITÁRIO NA VISÃO DOS POLICIAIS MILITARES DO.pdf462,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador