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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/170
Título: | O ensino de matemática na educação de jovens e adutos: um olhar para o município de Monte Negro-RO. |
Autor(es): | Miranda, Patrícia Santos de |
Palavras-chave: | Ensino de matemática Educação de Jovens e Adultos Contexto do Ensino |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | MIRANDA, Patrícia Santos de. O ensino de matemática na educação de jovens e adutos: um olhar para o município de Monte Negro-RO. 2013, 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho consiste em identificar o contexto do Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Monte Negro/RO. O enfoque principal se deu na formação docente, estrutura dos cursos, organização e delimitações pedagógicas para o ensino de matemática nessa modalidade de ensino. Dentre os tópicos supracitados fora esmiuçado: área de formação, tempo de experiência, cursos de capacitação, estrutura física, materiais pedagógicos, planejamentos, o trabalho desenvolvido pela coordenação e supervisão, base teórica que fundamenta a prática docente, facilidades e dificuldades de ensinar matemática para esse público. O texto está disposto em quatro capítulos. No intuito de aprimoramento científico, focalizou-se uma pesquisa acerca do ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos. Sabendo da abrangência de possibilidades estabeleceu-se o município de Monte Negro/RO. Tanto o ensino de matemática quanto a EJA, comumente, têm sido pensados para atender os objetivos capitalistas de preparação da classe trabalhadora para o mercado de trabalho. A investigação aconteceu por meio de pesquisa bibliográfica no primeiro momento e no segundo momento pesquisa de campo, na qual foi realizada uma entrevista gravada, utilizando-se de questionário semiestruturado com professores que ministram aulas de matemática na EJA, sendo dois professores da escola estadual e dois professores da escola municipal. Identificaram-se alguns aspectos positivos e outros que necessitam maior empenho. A formação básica juntamente com a superior são desafios a serem superados. |
Descrição: | Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientadorª: Profª. Ms. Eliéte Zanelato |
URI: | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/170 |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
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