Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1856
Título: O uso do software SuperLogo como recurso de ensino de Geometria Plana: Uma capacitação aos professores de matemática da rede pública
Autores: Andrade, Mellissa Moura de
Palavras-chave: Tecnologias educacionais
Professores de Matemática
Geometria Plana
Data de publicação: 2017
Citação: Andrade, Mellissa Moura de. O uso do software SuperLogo como recurso de ensino de Geometria Plana: Uma capacitação aos professores de matemática da rede pública. 2017. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2017.
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada com fins de conclusão de curso de Licenciatura em Matemática, que se propõe em ministrar um minicurso destinado aos professores de matemática acerca do uso do software SuperLogo para o ensino de Tópicos de Geometria Plana. Tendo como problemática: Investigar e analisar o que conhecem e concebem os docentes sobre o uso das tecnologias educacionais em sala de aula, bem como de que maneira o software SuperLogo pode contribuir com os professores de matemática para o ensino de tópicos de Geometria Plana para o Ensino Médio? Metodologicamente foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, tendo como sujeitos quatro professores de matemática de escolas públicas de Ji-Paraná, Rondônia. Esta pesquisa estruturou-se nos pressupostos teóricos que abrangem o tema Tecnologias e Educação. Este trabalho concentrou-se em dois momentos para a obtenção de dados, sendo o primeiro a aplicação de um questionário e o outro a aplicação do minicurso. O questionário teve por objetivo caracterizar dados pessoais e concepções sobre o uso das tecnologias educacionais. Já o minicurso teve por objetivo instrumentalizar e fornecer subsídios aos professores de matemáticas sobre maneiras de utilizar o Software SuperLogo para o ensino de Geometria Plana. Em resposta à problemática conclui-se que o software pode sim oferecer este subsídio, pois propõe uma ideia não abstrata da geometria e quando utilizado pelos professores fornece aos alunos estímulos para o aprendizado de Matemática. Além disso no que concerne aos professores de matemática e o uso das tecnologias, temos professores que estão dispostos a mudanças em suas metodologias, destacando ainda que há a necessidade de mudanças no cenário escolar ao que nos remete a estruturas físicas adequadas para tais inovações.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora do Departamento de Matemática e Estatística-DME da UNIR, Campus de Ji-Paraná, como requisito parcial para aprovação no Curso de Licenciatura em Matemática, sob a orientação do Prof. Dr. Marlos Gomes de Albuquerque
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1856
Aparece nas coleções:DME/JP. Trabalhos de Conclusão do Curso de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELISSA MOURA DE ANDRADE- FINALIZADO PDF.pdfTrabalho de Conclusão de Curso Mellissa Moura de Andrade1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.