Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1916
Título: Mundos de produção da cadeia produtiva do agronegócio leite no estado de Rondônia
Autores: Martins, Letícia Nunes Nascimento
Palavras-chave: Mundos de Produção
Teoria das Convenções
Cadeia Produtiva do Leite
Produção de Leite
Data de publicação: 2015
Resumo: A complexidade da cadeia de alimentos pode ser verificada nos estudos que mostram as especificidades da produção, as quais se diferenciam da padronização inerente a globalização. Os fatores associados a produção são estudados por matrizes teóricas diversas, como a Teoria das Convenções e a Teoria de Mundos de Produção. A Teoria de Mundos de Produção é uma interpretação da Teoria das Convenções onde a combinação de várias convenções criam quatro Mundos de Produção com características e prioridades diferentes. Esta pesquisa objetiva identificar os Mundos de Produção descrevendo a Cadeia Produtiva do Leite em Rondônia a partir de dados secundários coletados no acervo do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia e nas publicações do Centro de Estudos Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – CEDSA e ainda, dados primários coletados com especialistas da Cadeia Produtiva do Leite no Estado de Rondônia. Essa é uma pesquisa qualitativa que utiliza também o Ranking Médio como método quantitativo para analise do questionário em escala Likert. Para análise dos dados, foram definidas as variáveis constitutivas e operacionais que permitiram a classificação das características encontradas nos trabalhos acadêmicos e nas respostas dos especialistas em um Mundo de Produção. Esses dados foram analisados utilizando os softwares Atlas TI, SPSS e o Microsoft Excel. Observa-se que a cadeia como um todo está direcionada para o Mundo de Mercado, mas se analisada por ambiente e segmentos, esses tendem a seguir mundos diferentes. Os distribuidores, ambiente organizacional, ambiente institucional e produção primária também estão voltados para o Mundo de Mercado, mas aproximam-se de outros mundos. Já os fornecedores de insumos e a indústria fazem parte do Mundo Industrial. O ambiente empresarial está mais voltado para o Mundo Interpessoal por sua preocupação ambiental. Como uma nova fronteira agrícola para o país, Rondônia tem alguns problemas a serem sanados, como o crescimento desordenado da atividade agrícola na busca de novas terras para produção e este trabalho mostrou que somente o ambiente empresarial leva em consideração à questão ambiental. O estado como fomentador dessa atividade deve procurar alternativas para inserir a Convenção Ambiental em todos os segmentos e ambientes da Cadeia Produtiva do Leite no Estado de Rondônia.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Rondônia como um dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Administração.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1916
Aparece nas coleções:PPGA/PVH - Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO LETÍCIA NUNES NASCIMENTO MARTINS.pdf2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.