Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1977
Título: Formação inicial: a contribuição para o uso pedagógico das tic na educação básica - um estudo no curso de pedagogia da UFMT/campus Cuiabá
Autor(es): Castro, Andréia Nunes de
Palavras-chave: Formação de Professores
Tecnologias de Informação e Comunicação
Currículo
Data do documento: 2014
Resumo: No atual contexto educacional e dos desafios acentuados diante de uma profissão com pouco reconhecimento social e, exigências de uma formação que abranja um vasto conhecimento científico, a formação de professores tem se tornado no transcurso das últimas décadas um tema de relevância social. Diante deste cenário as tecnologias de informação e comunicação tem um valor significativo enquanto ferramenta de aprendizagem, previsto no Parecer CNE/CP 5/2005 e na Resolução nº. 1, de 15 de maio de 2006, que apresentam a necessidade de ajustar a formação de professores para acompanhar as Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e traz o domínio das tecnologias digitais, como uma das competências necessárias ao professor da Educação Básica. Reconhecendo que na exigência da formação de professores para uso das tecnologias digitais o pano de fundo está a “sociedade do conhecimento” e, no contexto do mercado, o capitalismo, que por si só já exige condições mínimas de competitividade. Partindo da caracterização dessa problemática, o estudo em pauta trata de uma pesquisa realizada no curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Mato Grosso/Campus Cuiabá, com objetivo de investigar a contribuição do curso de Pedagogia da UFMT/Campus Cuiabá para o uso pedagógico das TIC na Educação Básica. A pesquisa configura-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, ancorada em Bogdan e Biklen (1994) e Yin (2005). O estudo teve como referenciais teóricos a concepção de currículo e prática pedagógica de Sacristán (2000) e as obras de pesquisadores no campo da educação e formação de professores como Pimenta e Lima (2004), Tardif (1992) e Nóvoa (1992); da concepção das tecnologias de informação e comunicação na educação em Sancho (2006), Moran (2000) e Coutinho (2007). A coleta de dados ocorreu por meio de Questionário e Entrevista semiestruturada. Os sujeitos selecionados para esta pesquisa foram 39 estudantes do 4º ano do Curso de Pedagogia. Os resultados apontam que, a partir da realização das atividades propostas pelo curso, principalmente as contidas na disciplina sobre tecnologias na educação, o curso deu ênfase ao ensino de ferramentas digitais características de educação à distância. Essa característica tende a romper com a lógica proposta nos documentos oficiais para formação de professores para atuarem na educação básica e a articulação entre teoria e prática no ambiente real de ensino. De forma geral, a análise dos dados permitiu inferir que, para o grupo pesquisado, as aulas sobre tecnologias se configurou um momento da aprendizagem, cuja prática fundamentada no instrucionismo prevaleceu, impedindo dessa forma, dos sujeitos se apropriarem de forma crítica, de conceitos e práticas considerados fundamentais no momento histórico educacional, como a prática interdisciplinar e atitudes éticas no mundo virtual.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação Stricto Sensu da Universidade Federal de Rondônia, requisito parcial avaliativo para obtenção do título de Mestre em Educação.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1977
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3343_dissertacao_andreia_nunes_de_castro.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.