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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1987
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Moisés José Rosa | - |
dc.contributor.author | Amaral | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-18T15:16:28Z | - |
dc.date.available | 2017-12-18T15:16:28Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1987 | - |
dc.description | Dissertação apresentada como parte do requisito de aprovação no Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Educação, Mestrado Acadêmico em Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação versa sobre o ensino da Língua Portuguesa em sala de aula e tem a seguinte questão norteadora: como os professores do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, das escolas municipais e estaduais em Colorado do Oeste, estado de Rondônia ensinam a Língua nas aulas de Português? Os principais objetivos foram: a) investigar a prática dos professores quanto ao ensino da língua portuguesa; depois: b) verificar o nível do desempenho linguístico demonstrado pelos alunos em sala de aula e, por fim: c) analisar e discutir a ocorrência (ou ausência) das práticas linguísticas orais e escritas relativas à interação por meio da linguagem. Quanto aos aspectos metodológicos, adotamos a pesquisa qualitativa, com abordagem de inspiração etnográfica e, como instrumentais, utilizamos o questionário estruturado e observação, por meios dos quais obtivemos os dados necessários para entendermos como acontece o ensino da língua materna nos anos supracitados. Com vistas a tornar o trabalho compreensível, fizemos um recorte temporal a partir de meados do século XVIII, à época das reformas educacionais implantadas por Marquês de Pombal em Portugal e em suas colônias. Sincronicamente, expusemos a oficialização da Língua Portuguesa, seu ensino em solo brasileiro, inicialmente de modo bem elementar, até a efetivação do português como disciplina curricular oficial, ocorrida em 1837. Aludimos ao percurso do ensino da disciplina até o lançamento do documento oficial para o ensino da língua, a saber: os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN –, citando e refletindo os eventos ocorridos nas décadas de 50 e 60, do século XX, sobretudo os referentes à democratização da escola pública e às mudanças ocorridas na disciplina de Língua Portuguesa, bem como, as discussões havidas nos anos 90, as quais serviram de base para a construção do documento oficial. Adiante no trabalho, discutimos as propostas aventadas pelos PCN e, por fim, expusemos e discutimos as informações contidas no questionário e nos relatos de observação com intuito de reconhecer como acontece o ensino da língua materna em Colorado do Oeste. Diante do que já expusemos e analisamos, é justo afirmar que, embora perceptível um esforço dos professores, tanto da rede municipal como da estadual, em efetivar um trabalho próximo do que sugere o documento oficial supracitado e o livro didático, as questões relativas à gramática normativa ocupam lugar de destaque. Equivale dizer que essa prática coaduna com o ensino distante da língua como corpus social, em que as práticas sociais orais e escritas têm pouco destaque. | pt_BR |
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dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Práticas Sociais | pt_BR |
dc.subject | Interacionismo | pt_BR |
dc.title | Língua portuguesa em sala de aula: o ensino pautado nas práticas de linguagem | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações) |
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