Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2205
Título: Análise de micronúcleos em células esfoliadas do colo uterino de mulheres portadoras de DST´s e outros fatores de risco para o desenvolvimento de câncer cervical
Autor(es): Silva, Fabio Gabriel da
Palavras-chave: Micronúcleos
Câncer cervical
HPV
Carcinogênese
Data do documento: 2010
Citação: SILVA, F. G. da. Análise de micronúcleos em células esfoliadas do colo uterino de mulheres portadoras de DST´s e outros fatores de risco para o desenvolvimento de câncer cervical. 2010. 72 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Experimental) - Programa de Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2010.
Resumo: O câncer cervical é o segundo mais comum entre mulheres no mundo e a cada ano são registrados novos casos. O papiloma vírus humano (HPV) apresenta um papel central na carginogênese do colo uterino e vários fatores a ele associados, como as DSTs. Esses fatores podem interagir com as oncoproteínas e outros elementos do HPV, potencializando sua ação na célula hospedeira e facilitando o desenvolvimento do processo de imortalização celular e carginogênese. Os micronúcleos são estruturas formadas por fragmentos ou cromossomos inteiros resultantes da ação de fatores que podem danificar o material genético. Assim, o teste de micronúcleo (MN) é uma técnica fácil e rápida que pode ser usada para fazer o diagnóstico precoce do câncer antes da instalação dos sintomas. OBJETIVOS: O objetivo deste trabalho foi analisar e quantificar a frequência de micronúcleos no material proveniente das células da mucosa cervical de pacientes submetidas ao exame citopalógico. Foram analisadas 112 com idades variando entre 15 a 69 anos mulheres submetidas ao exame citopatológico em diferentes Postos de Saúde da cidade de Porto Velho-RO. Resultados: Os resultados obtidos mostraram que a freqüência de micronúcleos nas células esfoliadas cervicais das mulheres com lesões na cérvix causadas por HPV foi de 19,58% e quando comparada ao controle a diferença foi estatisticamente significativa p= 0,0002, Kruskal-Wallis. A análise de micronúcleo nos casos de neoplasia intaepitelial cervical (NIC) quando comparada ao controle apresentou p=0,0035<p=0,05, o que caracteriza que este fator está atuando de forma positiva na indução de MN. Os outros fatores estudados não tiveram ação significativa na indução de MN quando comparadas aos controles. CONCLUSÃO: Concluímos que a infecção por HPV e a infecção por NIC I tiveram ação na quebra da molécula do DNA evidenciado pelo aumento na freqüência de micronúcleos em relação aos controles, o que pode demonstrar uma ação crucial desses fatores na transformação das células neoplásicas que caracterizam o câncer uterino. Os outros fatores analisados (uso de anticoncepcional oral, etilismo e o aumento no número de gestações, tabagismo, cocos, bacilos e multiplicidade de parceiros), quebraram o DNA, induzindo a formação de micronúcleos, mas não obtiveram resultados estatisticamente significante.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Biologia Experimental. Orientador(a): Profª. Drª. Francisca Luz Dias.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2205
Aparece nas coleções:Mestrado em Biologia Experimental (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Analise de micronucleos em celulas esfoliadas do colo uterino (Fabio Gabriel Silva & Francisca Dias) (1).pdfFabio Gabriel Silva601,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ficha catalográfica4196.pdf1,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.