Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2283
Título: Absenteísmo no ramo frigorífico: um estudo de caso no frigorífico Globoaves no município de Espigão do Oeste-RO
Autores: Borchardt, Géssica Mayra
Palavras-chave: Absenteísmo
Atestados médicos
Custos
Frigorífico
Data de publicação: 2018
Citação: BORCHARDT, Géssica Mayra. Absenteísmo no ramo frigorífico: um estudo de caso no frigorífico Globoaves no município de Espigão do Oeste-RO. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2018.
Resumo: No setor frigorífico, o absenteísmo é um problema evidente como em qualquer setor de trabalho. O absenteísmo representa a ausência ao trabalho, e as consequências interferem na produtividade da empresa e afetam os lucros da empresa. O presente estudo teve como objetivo analisar o custo do absenteísmo dos funcionários do Frigorífico Globoaves no Município de Espigão do Oeste – RO, no período de 2010 a 2017. Foram verificadas as ausências justificadas por atestado médico, direitos legais e as faltas injustificadas. O dados foram coletados em duas etapas, a primeira por meio de formulário aplicado ao setor de recursos humanos, na segunda etapa aplicou-se um questionário aos funcionários em função da análise do perfil dos funcionários. Os resultados evidenciaram que as ausências por atestado médico é principal responsável pelo absenteísmo na empresa em estudo, foram registrados 1.299 atestados, totalizando 15.364 dias de ausências, o qual representou 91,8% sobre o absenteísmo geral. O maior índice de absenteísmo encontrado no período estudado é de 5,9% no ano de 2010 e o menor foi de 1,4% no ano de 2017. Os custos ocasionados em razão das ausências investigadas atingiram R$ 487.213,72, destaca-se o absenteísmo por motivo de saúde que representou 91% desse valor. Considerando o alto nível de absenteísmo justificado por atestados médicos apresentados pela equipe de funcionários do frigorífico, indica a necessidade de análise desses atestados, de forma a correlacionar as causas ao período de afastamento.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Bernadete Junkes
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2283
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Géssica Mayra Borchardt - TCC FINAL.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.