Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2329
Título: Estratégias utilizadas por professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autores: Bochi, Tatiane
Palavras-chave: Educação Matemática
Estratégias de Ensino
Professores de matemática
Data de publicação: 2018
Citação: BOCHI, T. Estratégias utilizadas por professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 39 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2018.
Resumo: A pesquisa teve como tema o estudo de estratégias utilizadas por professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. De modo mais específico, foi norteada pela seguinte questão: Que aspectos são considerados nas estratégias utilizadas por professores que ensinam matemática? Responder essa pergunta implicou conhecer os projetos pedagógicos das escolas pesquisadas; verificar quais disciplinas abordam o conteúdo matemático, especificamente no quarto ano do ensino fundamental; identificar os professores que ministram aulas de matemática no quarto ano do ensino fundamental no que diz respeito a formação acadêmica; examinar as estratégias utilizadas pelos professores para o ensino de matemática; distinguir as principais dificuldades enfrentadas pelos professores ao ensinar matemática; analisar as respostas das entrevistas realizadas com os professores. O objetivo geral foi identificar estratégias de ensino utilizadas por professores que ensinam matemática no quarto ano do ensino fundamental. O locus da pesquisa foi formado por duas instituições de ensino fundamental, ambas localizadas no município de Vilhena, Estado de Rondônia, com características diferenciadas de público, no que diz respeito ao número de alunos e localização socioeconômica. A análise dos dados baseou-se em alguns conceitos da teoria de Análise de Conteúdos, sendo que os eixos temáticos foram construídos a partir de unidades de registro (temas). Essas unidades de registro foram discutidas com base na literatura existente a respeito de estratégias de ensino utilizadas por professores que ensinam matemática. Do ponto de vista geral, esta pesquisa traz contribuições no que diz respeito a estratégias para docentes que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Também traz indicações de estratégias para aulas de matemática.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. Dr. Julio Robson Azevedo Gambarra.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2329
Aparece nas coleções:DACIE/VHA. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Tatiane.pdfTrabalho de Conclusão de Curso324,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.