Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2732
Title: | Práticas de TI verde em uma instituição de ensino superior federal |
Authors: | Lima, Nadja Rebekah Colombo |
Keywords: | TI verde Administração Práticas de TI |
Issue Date: | 2018 |
Abstract: | As questões em torno dos problemas ambientais causados pelo vertiginoso desenvolvimento global que tem ocasionado escassez de recursos e degradação do meio ambiente se tornaram alvos de discussões de governantes, das organizações e da sociedade que procuram propor medidas a fim de preservar o planeta e garantir a sobrevivência das futuras gerações. As constantes mudanças e dependências dos meios tecnológicos também têm gerado problemas com o lixo eletrônico. Diante desse contexto, surge a TI Verde que pode ser abordada por uma visão global e sistêmica na qual se busca enfrentar os desafios com relação à infraestrutura da TI, com a redução do impacto ambiental ocasionado pelas empresas, pelo seu uso em práticas ambientalmente sustentáveis e no seu papel econômico que reduza a pegada de carbono. O objetivo desta pesquisa é diagnosticar as práticas de TI Verde executadas em uma Instituição e Ensino Superior Federal. O método utilizado foi o estudo de caso e através da análise de conteúdo por meio de entrevista com o diretor e os técnicos administrativo e de tecnologia da informação bem como a utilização de relatórios, da observação e um mapa conceitual adaptado da literatura foi possível identificar que a instituição aplica práticas que não exigem muito custo, que cumprem apenas com o que se encontra na legislação e, por estarem subordinadas à sede e ao Governo Federal, não tem autonomia para executarem suas próprias ações. |
URI: | http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2732 |
Appears in Collections: | DAA/VHA. Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Nadja Rebekah Colombo Lima- versão final.pdf | 722,18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.