Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2736
Title: Homossexualidade e mercado de trabalho: aceitação, conquista, preconceito e homofobia em Cacoal-RO
Authors: Reis, Josineia de Almeida dos
Keywords: LGBT
Preconceito
Discriminação
Violência
Issue Date: 2019
Citation: REIS, J. A. Homossexualidade e mercado de trabalho: aceitação, conquista, preconceito e homofobia em Cacoal-RO. 45 fl. Monografia apresentada ao Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, denominado Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola pelo Campus Rolim de Moura, como exigência parcial para obtenção do título de Especialista, sob a orientação do Prof. Dr. Tadeu Pereira dos Santos
Abstract: O trabalho apresenta resultado de uma investigação sobre a presença de pessoas homossexuais no mercado de trabalho na cidade de Cacoal, no Estado de Rondônia. Trata-se de uma abordagem que ao elucidar a presença dos mesmos aliado aos setores de trabalho evidencia que é impossível desconsiderá-los, apesar de que a violência por eles experimentada ainda persiste, de modo a ter que conviver com o machismo, preconceito e a homofobia. Para tanto, ao longo da investigação tivemos que percorrer diversos espaços na cidade com vistas a tentar localizá-los. Assim, à medida em que transitávamos pela cidade fomos encontrando-os nos locais em que vincula a questão da beleza, da estética, nas lojas de vestuário, no mercado informal, mas também pelo configurar da homofobia ali ainda alimentada, a ausência dos mesmos em mercados ditos “masculinos,” como nas oficinas mecânicas, concessionárias de carros, dentre outros. Portanto, a presença dos mesmos em plurais espaços no mercado de trabalho nos aponta para significativos avanços pela comunidade apresentada, o que não significa que o preconceito e a homofobia diminuíram na mesma proporção, ao contrário, se apresentam de forma a alimentar para com os mesmos à violência que experimentam cotidianamente, numa sociedade que não os reconhecem como sujeito de direito e não respeitam as leis, uma vez que a homofobia atualmente é considerada crime.
Description: Monografia apresentada ao Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, denominado Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola pelo Campus Rolim de Moura, como exigência parcial para obtenção do título de Especialista, sob a orientação do Prof. Dr. Tadeu Pereira dos Santos.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2736
Appears in Collections:DAH/RM. Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Homossexualidade e mercado de trabalho aceitação, conquista,.pdf774,78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.