Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2760
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJacome, Rosalina Fagundes-
dc.date.accessioned2019-10-16T00:02:45Z-
dc.date.available2019-10-16T00:02:45Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2760-
dc.description.abstractEste trabalho foi desenvolvido partindo de uma pesquisa bibliográfica e de cunho qualitativo, para que pudéssemos ter subsídios e os conhecimentos necessários para irmos a campo e entender como se processa a Pedagogia Hospitalar. Utilizamos materiais de cunho científico, como artigos, livros e participativos. Respaldamos nossa pesquisa com nomes como Matos e Mugiatti (2007 e 2010); Fonseca (2008); Matos e Torres (2010); Ceccim e Carvalho (1997); dentre outros. Utilizando a abordagem qualitativa, com produção de dados em campo natural, por meio de entrevistas semiestruturadas que foram realizadas, com os pais ou responsáveis por estas crianças e que se encontram internados. Concomitantemente entrevistamos também, os profissionais de instituições responsáveis por dar respaldo a essa modalidade de ensino, como a Secretaria Municipal da Educação (Semed), Hospital Regional (HR) e a coordenação pedagógica da escola dos educandos consultados. Assim, refletindo sobre o objetivo da pesquisa foi, analisar os aspectos e processos que envolvem a Escolarização no contexto da criança/paciente. Para atingir o objetivo foi necessário, identificar o perfil da aluno/paciente; entender o envolvimento da escola com o aluno/paciente durante o período de internação; investigar a possível contribuição do aprendizado da criança/paciente; Evidenciar o quanto esse atendimento contribui em seu aprendizado, e a melhora emocional para essas crianças; conhecer as legislações que amparam o aluno/paciente em seu direito ao atendimento pedagógico em hospital e alguns aspectos da Pedagogia Hospitalar. Diante das análises dos dados que foram realizadas de acordo com algumas teorias de Analise de Conteúdos desenvolvidas por Bardin (2011), discorreremos sobre o trabalho desse profissional da educação e da saúde, que acolhe e auxilia no processo de acompanhamento pedagógico até o processo de cura. Abordando, Decretos e Leis que amparam essa modalidade de ensino, um breve histórico sobre o início da Pedagogia Hospitalar aspectos profissionais do pedagogo hospitalar, pedagogo hospitalar como parte humanizadora. Com a produção e análise de dados obtidos, foi possível considerar que essa modalidade de ensino em classe hospitalar ainda não existe no locus pesquisado. Contudo a Escolarização Hospitalizada pode acontecer mediante o requerimento dos pais ou responsáveis por esses aluno/paciente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2019-10-15T18:41:24Z No. of bitstreams: 1 TCC_ROSALINA.pdf: 748581 bytes, checksum: cf9441ddf4af35b8abab6d238609320d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2019-10-16T00:02:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_ROSALINA.pdf: 748581 bytes, checksum: cf9441ddf4af35b8abab6d238609320d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2019-10-16T00:02:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_ROSALINA.pdf: 748581 bytes, checksum: cf9441ddf4af35b8abab6d238609320d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-16T00:02:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_ROSALINA.pdf: 748581 bytes, checksum: cf9441ddf4af35b8abab6d238609320d (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPedagogia hospitalarpt_BR
dc.subjectClasse hospitalarpt_BR
dc.titlePedagogia hospitalar: uma proposta humanizadorapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ROSALINA.pdf731,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.