Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2767
Título: A implantação do novo ensino médio no município de Rolim de Moura, RO
Autor(es): Caliani, Patricia Kelly
Palavras-chave: Ensino Médio
Lei °13.415/2017
Escola da Escolha
Data do documento: 2017
Citação: CALIANI, P. K. A implantação do novo ensino médio no município de Rolim de Moura, RO. Monografia apresentada ao Curso de Pedagogia da Federação Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Campus de Rolim de Moura, como requisito final para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia, sob a orientação da Profª. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso.
Resumo: O presente estudo monográfico tem como finalidade analisar como ocorreu a implantação do novo ensino médio no município de Rolim de Moura considerando a mudança proposta pela Medida Provisória n° 746/2016 e Lei n° 13. 415/2017 e regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº9394/96– LDBEN. Com o intuito de analisar a implantação de reforma como novo modelo de estudo para essa etapa de ensino, a pesquisa foi configurada por intermédio de uma abordagem qualitativa. Para coletar os dados os instrumentos utilizados foram à análise documental, a observação estrutural da instituição, e as entrevistas semiestruturadas. A pesquisa se desenvolveu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Candido Portinari localizada na Av. Fortaleza nº 5550 – Centro na cidade de Rolim de Moura – RO. Os sujeitos da pesquisa foram professores que atuam na escola e trabalham com o novo modelo do Ensino Médio e os educandos matriculados na educação integral em tempo integral no projeto Escola da Escolha. Deste modo, esta pesquisa visa proporcionar ao leitor algumas considerações para o seguinte questionamento: Considerando os aspectos pedagógicos a implantação do novo ensino médio atende a perspectiva dos sujeitos envolvidos no projeto? A escola Cândido Portinari oferece estrutura física adequada para atender as propostas advindas do novo ensino médio desse projeto? A análise dos dados foi realizada partindo das contribuições teóricas de autores como: Brasil (1988/2016), Ney (2008), Meneses (1999), Guará (2006) entre outros. Deste modo, o estudo procurou discutir e refletir a implantação do ensino médio integral em tempo integral, assim como se fez indispensável ouvir os educadores e os protagonistas que estão em contato direto com esse modelo podendo assim dizer quais são os reais problemas quanto à estrutura e o modelo de ensino apresentados.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Pedagogia da Federação Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Campus de Rolim de Moura, como requisito final para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia, sob a orientação da Profª. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2767
Aparece nas coleções:Pedagogia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A implantação do novo ensino médio no município de Rolim de Moura, RO.pdf377,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.