Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2817
Title: Análise de abordagens metodológicas para melhoria da escrita ortográfica de alunos do 4° ano dos anos iniciais
Authors: Amorim, Lucíola Rodrigues de Sá
Keywords: Abordagem
Ortografia
Desafios e evolução da escrita
Issue Date: 2017
Citation: AMORIM, L. R. S. Análise de abordagens metodológicas para melhoria da escrita ortográfica de alunos do 4° ano dos anos iniciais. Monografia apresentada a Federação Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Campus de Rolim de Moura, RO, como requisito final de obtenção de título de Licenciatura em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Básico, orientada pela Profª. Esp. Helionice de Moura Silva.
Abstract: Nosso sistema ortográfico consiste num conjunto de regras que o aprendiz da língua deverá conhecer para que possa expressar-se por escrito e ser compreendido pelos demais falantes dessa língua. Na educação formal, várias metodologias são usadas no ensino da ortografia que possibilitam às crianças em fase de aquisição da escrita, se apropriarem dessas regras. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as abordagens metodológicas aplicadas no ensino da ortografia na Escola de Ensino Fundamental e Médio Coronel Aluízio Pinheiro Ferreira, em Rolim de Moura-RO. Foi desenvolvido com 33 alunos do 4º ano “A” sob a supervisão da professora titular S.G.A.C. A pesquisa foi sociointeracionista, caracterizada como uma pesquisa-ação. A fundamentação teórica baseou-se principalmente nas citações de Morais (2000), Weisz (2002) e Jolibert (2006). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram à análise documental, registros, mapeamentos e observações em sala de aula. As estratégias metodológicas aplicadas foram realizadas a partir da aplicação de uma sequência didática, tendo como foco a reescrita, produção de textos e cartazes, transgressão intencional e a correção coletiva de textos produzidos em sala de aula. Todas elas se mostraram eficientes, principalmente as reescritas focando os conflitos ortográficos mais comuns. As principais situações que impõem erros de grafia em alunos dos anos iniciais foram trabalhadas. Percebeu-se uma evolução no aprendizado da ortografia, principalmente naqueles alunos que se sentiram mais desafiados. Alguns não demonstraram o mesmo desempenho por falta de criatividade, desinteresse e falta de atenção. Nestes casos a intervenção do educador se faz importante, no sentido de utilizar métodos e instrumentos que tornem o aprendizado da ortografia mais satisfatório e eficiente.
Description: Monografia apresentada a Federação Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Campus de Rolim de Moura, RO, como requisito final de obtenção de título de Licenciatura em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Básico, orientada pela Profª. Esp. Helionice de Moura Silva.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2817
Appears in Collections:DACEP/RM. Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.