Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2829
Título: Doenças tegumentares em equinos no município de Rolim de Moura
Autor(es): Moreira, Junior Henrique da Silva
Palavras-chave: Dermatopatia
Diagnóstico
Equinocultura
Data do documento: 2019
Citação: MOREIRA, J. H. S. Doenças tegumentares em equinos no município de Rolim de Moura. 47 f. Trabalho de conclusão de curso de Medicina Veterinária, da Federação Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura, como quesito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação do Prof. Dr. Sandro de Vargas Schons.
Resumo: Desde os primórdios os equinos estiveram presente na história e nas atividades econômicas, como forma de transporte, força de trabalho e agilidade nos movimentos das tropas durantes as guerras. Dentre as enfermidades mais frequentes na clínica médica de equinos, patologias tegumentares são com maior incidência, principalmente as localizadas nos membros locomotores. Há uma falta de estudos epidemiológicos relacionadas à doenças tegumentares em equinos, tornando a busca por referências bibliográficas escassas, principalmente as relacionadas as enfermidades que refletem a situação da região. O presente trabalho teve por objetivo realizar o diagnóstico das principais enfermidades tegumentares que afetam os equinos criados no município de Rolim de Moura, assim como, contribuir com a casuística de tais patologias na região. Para tanto, durante o período de Abril à Junho de 2019, foram visitadas 30 propriedades, que juntas contêm um total de 339 equinos, que corresponde a 21,50% da população equina no município de Rolim de Moura. Dentre estes, foram encontrados 28 animais (8,2%) com afecções tegumentares. Para confirmação do diagnóstico das lesões encontradas, foi realizado a coleta de material para a realização de exames, tais como raspado de pele e biópsia. Nesta pesquisa foram encontradas as seguintes afecções tegumentares: dermatofitose, lesões traumáticas, tecido de granulação exuberante, habronemose e tricoepitelioma. Devido as características climáticas do município de Rolim de Moura, a afecção tegumentar mais frequente foi a dermatofitose (37%), seguido de lesão traumática (33%) e TGE (17%). E 55,5% dos casos de lesões traumáticas ocorrido nos membros locomotores resultaram em tecido de granulação exuberante (TGE).
Descrição: Trabalho de conclusão de curso de Medicina Veterinária, da Federação Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura, como quesito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação do Prof. Dr. Sandro de Vargas Schons.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2829
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Doenças tegumentares em equinos no município de Rolim de Moura.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.