Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2879
Título: O ensino de física no ensino médio através de experimentos virtuais e concretos em sala de aula
Autor(es): Côrtes, Doerte Chagas
Palavras-chave: Didática em física
Construção do conhecimento
Tecnologias de aprendizagem
Desenvolvimento da aprendizagem
Data do documento: 2019
Citação: Côrtes, Doerte Chagas. O ensino de física no ensino médio através de experimentos virtuais e concretos em sala de aula. 2019. 260 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.
Resumo: Entendemos que o aprimoramento nos mecanismos do ensino aprendizagem para alunos do Ensino Médio, principalmente no que diz respeito ao ensino de física, é fundamental para a construção do conhecimento. Por isso, esta pesquisa está voltada para a inserção das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, através de experimentos virtuais, que são softwares educativos, aplicativos que podem ser utilizados tanto em computadores como em smartphones. Além dos experimentos virtuais, este trabalho terá como fonte de aprimoramento dos mecanismos de aprendizagem, os experimentos concretos, destinados ao ensino de física, que possam promover entre alunos do Ensino Médio, maior desenvolvimento e uma aprendizagem significativa. Assim, o presente trabalho avalia uma abordagem com uso de experimentos concretos e virtuais, através de roteiros de aula, e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem de alguns conceitos de Física abordados no Ensino Médio, traçando de modo qualitativo os aspectos motivacionais que surgem em sala de aula com uso destes recursos e verificando se os mesmos favorecem uma aprendizagem com significado para os estudantes.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Rondônia -UNIR no Curso de Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2879
Aparece nas coleções:MNPEF - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOERTE CHAGAS CÔRTES.pdfDOERTE CHAGAS CÔRTES16,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.