Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2907
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Viviane Martins dos-
dc.date.accessioned2020-03-03T19:43:30Z-
dc.date.available2020-03-03T19:43:30Z-
dc.date.issued2019-07-
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2907-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar as produções de trabalhos de conclusão de curso de pedagogia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) que abordam o processo de inclusão de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede regular de ensino. O método investigativo utilizado foi a pesquisa bibliográfica qualiquantitativa do tipo exploratório. O local escolhido para a realização do estudo foi a biblioteca setorial da Universidade Federal de Rondônia – Unir, Campus de Vilhena, por meio da análise dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) dos alunos do curso de Pedagogia que foram defendidos durante o período compreendido entre o ano de 2015 a 2018. A escolha do local teve como objetivo verificar quantos trabalhos referentes à temática proposta foram produzidos durante o período definido, bem como avaliar as concepções a respeito do assunto defendidas pelos autores nos trabalhos analisados. Inicialmente foi feito um levantamento dos trabalhos por meio do qual foi constatado que apenas um trabalho referente ao tema proposto foi realizado durante o período previamente definido. O trabalho em questão buscou identificar, por meio de entrevista semiestruturada, como vem ocorrendo a inclusão de alunos com TEA na rede regular de ensino do Município de Vilhena, analisado à luz da legislação vigente sobre a inclusão. Visando oferecer suporte teórico à analise, foram realizadas leituras suplementares em livros e periódicos de outros autores que abordam o tema, como forma de complementar o estudo. Após a leitura e análise do trabalho citado, os resultados preliminares revelaram a necessidade de se fazer uma profunda reflexão sobre o processo de inclusão nos diferentes contextos escolares. Em que pese alguns avanços ocorridos no campo da inclusão nos últimos anos, o trabalho analisado revelou que o processo de inclusão desse público ainda enfrenta inúmeros obstáculos, como a má formação dos professores, falta de empenho da comunidade escolar, insuficiência de recursos, além da falta de parceria entre a escola e a família.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2020-01-08T21:42:07Z No. of bitstreams: 1 Tcc CD.pdf: 1189155 bytes, checksum: e18ce87571f01b06cc96c524f8db33bb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by PATRICIA CARDOSO (patricia.mello@unir.br) on 2020-02-13T12:31:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tcc CD.pdf: 1189155 bytes, checksum: e18ce87571f01b06cc96c524f8db33bb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2020-03-03T19:43:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tcc CD.pdf: 1189155 bytes, checksum: e18ce87571f01b06cc96c524f8db33bb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-03T19:43:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tcc CD.pdf: 1189155 bytes, checksum: e18ce87571f01b06cc96c524f8db33bb (MD5) Previous issue date: 2019-07en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAluno autistapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleA inclusão do aluno autista no ensino regular: uma análise das produções de trabalhos de conclusão de Curso de Pedagogia da UNIRpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc CD.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.