Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3101
Título: A prática social da linguagem por meio das interações no Twitter
Autor(es): Medeiros, Luís Ribeiro
Palavras-chave: Discurso
Gênero Discursivo
Twitter
Data do documento: 2021
Citação: MEDEIROS, L. R. de. A prática social da linguagem por meio das interações no Twitter. 2021. 99 f.. Dissertação (Mestrado em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras, 2021.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar de que maneira a linguagem verbal se molda às redes sociais, mais especificamente ao Twitter, analisando como estas mudanças interferem nas relações sociais por meio das interações nesse espaço virtual. A partir do conceito de gênero do discurso adotado por Bakhtin (2011), discutimos os gêneros digitais emergentes do uso da internet na vida cotidiana da sociedade e é nessa perspectiva que a pesquisa discute a postagem no Twitter como gênero discursivo. Para proceder a análise, foram coletadas as postagens de um jornalista e um religioso realizadas no Twitter num período de três dias. Ambos autores são brasileiros e muito conhecidos nesta rede social. A presente dissertação foi assim organizada: inicialmente são discutidas as concepções de Bakhtin (2010, 2011) sobre gêneros do discurso e de como estas postulações permeiam as relações sociais através da linguagem; em seguida, iniciam-se as considerações sobre os fundamentos da Análise do Discurso propostos por Pêcheux (2009), e adotados por Orlandi (1988, 2015). Porém, inscritos na perspectiva de Análise do Discurso defendida por Foucault (1999, 2007, 2019) em seus estudos sobre o discurso e a linguagem, ancoramos nossas análises em Maingueneau (1997, 2008, 2010, 2011), cujos pressupostos teóricos sobre a Análise do Discurso permitiram tratar do conceito de gênero discursivo por meio da cenografia, que tem no mídium o lugar de materialização discursiva, ao mesmo tempo em que permite a interlocução entre enunciadores, o que dialoga com os postulados de Bakhtin. Por serem discursos materializados num ambiente virtual, mas que ecoam na vida social do indivíduo, recorremos à Linguística Aplicada, que nos auxiliou neste estudo, considerando sobretudo as noções de prática social da linguagem apresentadas por Celani (1992), Moita Lopes (1998, 2006), Signorini e Cavalcanti (1998), entre outros autores que compõem o escopo teórico e que permitiram compreender como se dão as relações sociais a partir dos discursos produzidos no Twitter. Serviram como aporte teórico de análise sobre o espaço virtual, e os discursos ali produzidos, as considerações de Crystal (2001) sobre a linguagem e o ciberespaço, que tiveram suas concepções e implicações sociais explanadas mais amiúde em Lèvy (1996, 1999), Recuero (2015), entre outros. Quanto à metodologia, o estudo se insere no paradigma qualitativo de pesquisa, pois analisa fenômenos sociais (Telles, 2002) a partir da linguagem, considerando a subjetividade dos agentes pesquisados em suas interações virtuais por meio dos textos verbais oriundos do Twitter. Os resultados demonstram que as cenas de enunciação, na intersecção de diferentes cenas enunciativas, mesmo em ambiente virtual, neste estudo, o Twitter, permitem a interação entre diferentes indivíduos que vão se constituindo sujeitos pelo discurso, ao mesmo tempo em que vão interferindo no espaço social por meio da linguagem.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Letras. Orientador(a): Profª. Drª. Dra. Marília Lima Pimentel Cotinguiba.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3101
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luis_Ribeiro_Medeiros___A_pratica_social_da_linguagem_por_meio_das_interacoes_no_Twitter.pdfArquivo Principal2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.