Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3106
Título: Do açaí cada fruto uma história: a mulher no mito amazônico
Autor(es): Nogueira, Ellen Cristina de Moura
Palavras-chave: Mito
Amazônia. Mulher
Pós-colonialismo
Data do documento: 2021
Citação: NOGUEIRA, E. C. do V. Do açaí cada fruto uma história: a mulher no mito amazônico. 2021. 91 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras, 2021.
Resumo: Este trabalho parte de mitos amazônicos para investigar a respeito da representação da mulher, sua cultura, identidade, anseios e responsabilidades em meio ao ambiente social em que se insere. A pesquisa é de cunho bibliográfico, seu corpus se encontra no livro ―Do açaí cada fruto uma história: narrativas dos povos indígenas de Rondônia e noroeste do Mato Grosso‖ (2009), com autoria de Professores Indígenas. O ponto central deste estudo é a figura feminina, tendo como foco do corpus da pesquisa as personagens da ―moça‖ encontrada no mito Os irmãos namorados, e personagens ―Kaxoleo‖ e ―Paiawi‖ retiradas do mito A sogra que namorou o genro, de modo que se objetiva mostrar e compreender o comportamento feminino e a sua participação na sociedade. Desta análise propriamente dita constatou-se que por meio dos mitos regionais da Amazônia foi possível evidenciar a mulher do Norte, a Índia guerreira, a Moça simples, a menina Subalterna presa à vontade do homem, verificando nestes comportamentos o viés do pós-colonialismo.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Letras. Orientador(a): Drª. Nádia Nelziza Lovera de Florentino.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3106
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Ellen_Cristina_de_Moura_Nogueira.pdfArquivo Principal1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.