Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3129
Título: As relações entre discurso e cognição: indícios de pré-discursos nas manifestações de oposição à Dilma Rousseff após sua reeleição
Autor(es): Neves, Rafaela Ramos da Silva
Palavras-chave: Cognição
Discurso
Pré-discurso
Data do documento: 2020
Citação: NEVES, R. R. da S. As relações entre discurso e cognição: indícios de pré-discursos nas manifestações de oposição à Dilma Rousseff após sua reeleição. 2020. 221 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras, 2020.
Resumo: A presente dissertação investiga a manifestação de pré-discursos em enunciados dos grupos de oposição à Dilma Rousseff durante o período após a sua reeleição (2014 a 2016). Os quadros pré-discursivos coletivos são a noção desenvolvida por M. Paveau (2013a) para investigar as anterioridades discursivas sob uma perspectiva teórica que tece aproximações entre a Análise do Discurso de vertente francesa e a linha sociocultural das ciências da cognição, principalmente, a partir das contribuições da cognição distribuída. As anterioridades seriam, para Paveau, conhecimentos de ordem semântica, enciclopédica, cultural e não somente ideológica, que seriam transmitidos por meio da interação entre agentes humanos e não humanos. A presente pesquisa recorre aos registros feitos em vídeo pelos manifestantes e por representantes de agências de notícia e por eles compartilhados na plataforma de compartilhamento de vídeos Youtube. Assumindo a existência dos pré-discursos, buscamos seus vestígios nas materialidades linguísticas, o que municiou uma análise que parte de um princípio geral e busca por evidências pré-discursivas nos mais diversos enunciados. Entretanto, de maneira a enriquecer o debate em torno dos pré-discursos, mobilizamos aspectos teóricos de M. Pêcheux (1990 [1983]) e D. Maingueneau (2005 [1984]) para compor nosso quadro teórico-metodológico e reforçarmos as especificidades entre o que já se conhece na Análise do Discurso e o que sugere um desdobramento sobre a forma como é vista a produção de efeitos de sentido no interior da disciplina. Os resultados alcançados mostram a emergência de pré-discursos, sobretudo, na materialidade linguageira dos oposicionistas abrigados sob o espectro da dita extrema-direita, e parecem validar a hipótese que vê a evocação aos pré-discursos como pré-dados que põem em destaque um funcionamento cognitivo, a memória de um grupo e a interação entre os sujeitos de forma a produzir canais responsáveis pela constituição das linhas discursivas.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Letras. Orientador(a): : Prof. Dr. Lucas Martins Gama Khalil.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3129
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_RAFAELA_31.10.2020__1_.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.