Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3285
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Franciana Bonadeu da-
dc.date.accessioned2021-06-25T10:17:26Z-
dc.date.available2021-06-25T10:17:26Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, Franciana Bonadeu da. Leitura no ensino-aprendizagem de língua espanhola na escola pública: uma proposta interativa. 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3285-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientadora: Pofª. Drª. Lusinilda Carla Pinto Martins.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo versa sobre o processo de leitura na aprendizagem de Língua Estrangeira Moderna - Espanhol, no contexto de uma instituição de ensino pública do município de Humaitá-AM. Os objetivos que nortearam esta pesquisa foram: (i) investigar as implicações do ensino de estratégias de leitura para a formação do aluno/leitor em língua estrangeira e (ii) trabalhar com os gêneros textuais de forma a ativar os diversos conhecimentos dos estudantes para a construção do significado do texto em língua estrangeira. A presente pesquisa foi desenvolvida com estudantes do segundo ano do Ensino Médio Técnico de uma instituição de ensino público, em que foram trabalhadas atividades de leitura na sala de aula de língua espanhola, bem como o uso de estratégias de leitura para auxiliar os estudantes na compreensão de textos em língua espanhola, a partir do processamento da leitura, da ativação dos conhecimentos prévios, levando-os a construir significados para os textos lidos. Trata-se de pesquisa-ação, caracterizada como um estudo de campo, sendo o corpus para a análise constituído de notas de campo a partir das observações realizadas pela professora/pesquisadora e dos resumos elaborados pelos estudantes por meio dos textos trabalhados em sala. O trabalho tem como pressupostos teóricos autores cujas pesquisas versam sobre teorias e práticas de leitura, tais como Smith (1999), Solé (1998), Kato (1990), Kleiman (1998), Leffa (1996) e Freire (2000), além de estudos sobre gêneros textuais e dos questionamentos realizados por Coracini (1995) sobre os modelos de leitura. Os resultados da pesquisa desenvolvida demonstraram que os estudantes em geral foram capazes de realizar leituras possíveis dos textos trabalhados, ativando seus conhecimentos prévios e linguísticos. Muitos conseguiram realizar leituras críticas ao refletirem sobre as temáticas trabalhadas e expor suas opiniões. As estratégias de leitura se mostraram eficazes como auxílio para a compreensão de textos em língua estrangeira, mostrando os percursos percorridos pelos estudantes até a construção de sentido. No entanto, percebemos que tais estratégias não são suficientes para provar como os estudantes interpretam os textos ao expor suas concepções ideológicas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-06-24T17:11:56Z No. of bitstreams: 1 VERSÃOFINAL - Dissertação Franciana.pdf: 1772076 bytes, checksum: 86b81137eee5551ebea4f48e8c412d76 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-06-25T10:17:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VERSÃOFINAL - Dissertação Franciana.pdf: 1772076 bytes, checksum: 86b81137eee5551ebea4f48e8c412d76 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-25T10:17:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VERSÃOFINAL - Dissertação Franciana.pdf: 1772076 bytes, checksum: 86b81137eee5551ebea4f48e8c412d76 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectSignificadospt_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.titleLeitura no ensino-aprendizagem de língua espanhola na escola pública: uma proposta interativapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERSÃOFINAL - Dissertação Franciana.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.