Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3338
Title: | Inclusão e educação: Acessibilidade da pessoa surda à escola no Distrito de Nova Londrina |
Authors: | Ribeiro, Renata Nunes |
Keywords: | Inclusão Escolar Libras Educação |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | RIBEIRO, Renata Nunes. Inclusão e educação: Acessibilidade da pessoa surda à escola no Distrito de Nova Londrina. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná. 2021 |
Abstract: | Esta pesquisa teve como objetivo compreender como ocorreu o processo de educação de um grupo de pessoas surdas do distrito de Nova Londrina, localizado na cidade de Ji-Paraná, Rondônia. Por meio da temática escolhida foi possível realizar uma discussão entre inclusão e educação e percebe r quais foram as maiores dificuldades enfrentadas pela comunidade surda de Nova Londrina referente ao acesso à educação. Os principais autores que deram suporte teórico para a escrita desta monografia foram Bogas (2017; 2018); Carvalho e Nóbrega (2016); Cristiano (2017); Diniz e Silva (2017); Dinis (2020); entre outros. A metodologia escolhida foi de pesquisa-ação com abordagem qualitativa e contou com a participação de quatro pessoas surdas do distrito de Nova Londrina três delas com apenas o primeiro ano do ensino fundamental, e apenas uma com ensino médio completo. As informações recolhidas foram analisadas com base nos teóricos citados neste estudo. Os objetivos foram identificar como foi o acesso e a permanência dos alunos surdos nas escolas levando em consideração, fatores como intérpretes em sala, o acesso a sala de AEE, ajuda da família no processo educacional, além de verificar por meio de entrevista quais as dificuldades no acesso a educação, e por meio de revisão bibliográfica quais os direitos da pessoa surda no que se refere ao acesso à educação. O estudo mostrou que os alunos surdos do distrito de Nova Londrina enfrentam dificuldades para ter acesso à inclusão no sistema educacional, bem como ter acesso a uma educação de qualidade. As dificuldades são referentes à falta de professores preparados para receber alunos surdos em suas aulas, falta de intérpretes fluentes na Língua de Sinais para auxiliar os alunos durantes as aulas e, sem dúvida, a falta de respeito do poder público em dar suporte a essas pessoas para que possam ter uma aprendizagem de qualidade. |
Description: | Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de JiParaná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação do professor Dr. Reginaldo de Oliveira Nunes. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3338 |
Appears in Collections: | Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_FINAL_RENATA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 780,68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.