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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/334
Título: | Análise curricular da educação do campo: um estudo em uma escola polo em Ariquemes - Rondônia |
Autor(es): | Souza, Andreia Schneider Vieira de |
Palavras-chave: | Homem do campo - Educação Grade curricular – Educação do campo Formação de professores |
Data do documento: | 2014 |
Citação: | SOUZA, A. S. V. Análise curricular da educação do campo: um estudo em uma escola polo em Ariquemes - Rondônia. 2014, 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014. |
Resumo: | O contexto histórico da educação do campo demonstra o descaso com que os povos do campo foram tratados de um modo geral e especificamente quanto as questões educacionais. Desta forma, o termo educação do campo nasceu das diversas lutas por políticas públicas. Teve como participação ativa o movimento dos trabalhadores sem-terra, na garantia de seus direitos usurpados ao longo dos tempos, no entanto, a educação ofertada para essa população continua sendo um modelo urbano transplantado para o campo. Assim, esta monografia tem por objetivo analisar a adaptação curricular da educação do campo. Para tal intento, realizou-se em primeiro uma pesquisa bibliográfica, fundamentando-se em autores renomados como Caldart (2012), Fernandes (2002), Saviani (2005) e Sacristán (2008) dentre outros. Assim como, na Legislação, sendo LDB 9.394/96, as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo que estabelece a Resolução CNE/CEB 1/2002 e a Resolução Nº 2, 2008. Ressaltando também o caderno de subsídios que propõe referências para uma política nacional de educação do campo. No segundo momento realizou-se a pesquisa de campo em uma escola municipal pertencente ao município de Ariquemes/Rondônia. Os sujeitos da pesquisa foram dois técnicos da SEMED, que acompanham as escolas do campo, três professoras pedagogas atuante em sala de aula, coordenadora pedagógica e cinco alunos do 5° ano. O instrumento de coleta de dados se deu por meio de entrevistas guiada por questionários semiestruturados. Com o objetivo de responder ao seguinte questionamento: como está acontecendo a adaptação curricular para a educação do campo? Após análise da pesquisa constatou-se que o currículo que está sendo implantado na educação do campo, é um currículo urbano, e ainda com professores sem formação específica para trabalhar com essa realidade. |
Descrição: | Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. (a) Esp. Márcia Patrícia Ângela |
URI: | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/334 |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
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