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dc.contributor.authorCosta, Patrícia Almeida-
dc.date.accessioned2021-08-13T16:00:39Z-
dc.date.available2021-08-13T16:00:39Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCOSTA, Patrícia Almeida. Análise do ponto de equilíbrio mix para tomada de decisão na produção de sabonetes artesanais. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3362-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como parte dos requisitos, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.Orientador (a): Prof.ª. Mª Liliane Maria Nery Andrade.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma microempresa produtora de sabonetes artesanais no município de Cacoal – RO. Foi realizada pesquisa exploratória e aplicada, pois teve como objetivo demonstrar como a análise custo/volume/lucro (CVL) pode contribuir para tomada de decisão uma empresa de pequeno porte bem como quais produtos oferecem maior lucratividade para a empresa e responder ao problema da pesquisa que é: como a análise CVL pode influenciar na tomada de decisão em empresa fabricante de sabonetes artesanais? Desse modo os objetivos da pesquisa foram alcançados, pois os resultados permitiram demonstrar, em uma empresa que possui um mix constituído por diversos produtos, com quantas unidades alcança seu ponto de equilíbrio por produto, possibilitando à proprietária definir quantas unidades no mínimo de cada produto devem ser vendidas para se obter determinado montante de lucro. Por meio de simulações, foi possível identificar quais produtos oferecem maior margem de contribuição (MC) unitária e total, bem como a quantidade a ser fabricada e vendida para atingir o ponto de equilíbrio em volume e valor. Para isso foi necessário conhecer o mix de produtos, classificar os gastos da produção e calcular o ponto de equilíbrio do mix. Foram realizadas análise dos gastos fixos e variáveis. Os resultados revelaram que a empresa deve vender aproximadamente 93 (noventa e três) unidades para atingir o ponto de equilíbrio, ou seja, a quantidade necessária em que os gastos e receitas são equivalentes, possibilitando o estabelecimento de metas considerando, inclusive, a margem de lucro desejada e qual produto oferece maior margem de contribuição total, pois esse indicador é determinante para apoiar o planejamento da produção e das vendas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eduardo Taveiros dos Santos Júnior (eduardo.taveiros@unir.br) on 2021-08-13T15:59:10Z No. of bitstreams: 1 Tcc Patricia Almeida.pdf: 828818 bytes, checksum: 709858273802ed4bbf258ed0d11d2e89 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Eduardo Taveiros dos Santos Júnior (eduardo.taveiros@unir.br) on 2021-08-13T16:00:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tcc Patricia Almeida.pdf: 828818 bytes, checksum: 709858273802ed4bbf258ed0d11d2e89 (MD5)en
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dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAnálise de custospt_BR
dc.subjectCusto variável.pt_BR
dc.subjectCusto/volume/lucropt_BR
dc.subjectMix de produtospt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.titleAnálise do ponto de equilíbrio mix para tomada de decisão na produção de sabonetes artesanaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

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