Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3419
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCenci, Juliano Viliam-
dc.date.accessioned2021-10-25T18:25:39Z-
dc.date.available2021-10-25T18:25:39Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCENCI, Juliano Viliam. A formação para o (des) emprego: uma análise dos cursos integrados no Instituto Federal de Ji Paraná – RO. 2019. 200f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3419-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Marilsa Miranda de Souza.pt_BR
dc.description.abstractAs novas formas de organização do trabalho e da produção, o desemprego estrutural e a crise vivida no ensino médio levaram o Estado brasileiro a dar maior atenção na formação do jovem trabalhador. Neste contexto, a educação profissional de nível médio tem sido uma das principais apostas do governo federal que tem buscado através desta modalidade estimular a geração de emprego e renda. Considerando isso, o objetivo desta pesquisa foi analisar a dinâmica entre a idealização dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e a realidade concreta da inserção de 138 alunos egressos do IFRO Campus Ji Paraná. A pesquisa é de caráter bibliográfico, documental e de campo. Os procedimentos para coleta de dados foram realizados por meio de análise documental, dos planos dos cursos técnicos integrados, das diretrizes curriculares nacionais e de questionário próprio aplicado aos alunos egressos. Os procedimentos metodológicos de análise foram organizados a partir da aplicação de categorias do materialismo histórico-dialético. A análise dos documentos bases da educação integrada demonstra que os fundamentos de origem apresentam uma proposta de transformação, mas num segundo momento, as diretrizes e os planos dos cursos integrados apresentam elementos que se aproximam de uma visão de adaptação dos trabalhadores à sociabilidade que marca a forma capitalista de produção e consumo. De um modo geral, as análises evidenciam que os cursos integrados reforçam princípios teóricos sustentados na Teoria do Capital Humano, tais como: empregabilidade, empreendedorismo, aprender a aprender, cuja meta é estimular a criação, iniciativa e a autonomia dos trabalhadores. As análises dos questionários corroboram com essa perspectiva mostrando que o processo de formação integrada tem educado para que os jovens apropriem a noção de que cada um é responsável pelo seu sucesso, tanto no aspecto profissional, quanto no econômico e social. Ao verificarmos a contribuição dos conhecimentos obtidos no IFRO para a vida dos alunos, foi possível evidenciar que são classificados com boa e ótima base teórica, mas que podem ser aprimoradas em relação à conexão prática. Ao analisar a inserção profissional, a educação integrada mostra ser insuficiente para garantir um emprego na área de formação, o que pode ocorrer em razão da falta de ocupações. Por outro lado, quando os egressos conseguem um emprego, os resultados obtidos com suas atividades mostram que não recebem um aumento salarial condizente com o curso que realizaram. Observou-se que grande parte dos alunos egressos têm dado continuidade nos estudos acreditando que com isso terão melhores oportunidades. Os resultados sugerem que a falta de inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho não representa uma forma de negação dos fundamentos bases da educação integrada, mas sobretudo na falta concreta de oportunidades de emprego e renda para quem possui o nível técnico. Conclui-se que para uma mudança em relação a inserção socioeconômica dos jovens egressos, é preciso que existam oportunidades de emprego digno para quem pretende seguir a carreira técnica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-10-25T18:24:05Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_JULIANO_VILIAM_CENCI.pdf: 4104182 bytes, checksum: 356b2fd44a189e58d293442ec1b44b01 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-10-25T18:25:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_JULIANO_VILIAM_CENCI.pdf: 4104182 bytes, checksum: 356b2fd44a189e58d293442ec1b44b01 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2021-10-25T18:25:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_JULIANO_VILIAM_CENCI.pdf: 4104182 bytes, checksum: 356b2fd44a189e58d293442ec1b44b01 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-25T18:25:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_JULIANO_VILIAM_CENCI.pdf: 4104182 bytes, checksum: 356b2fd44a189e58d293442ec1b44b01 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTrabalho e educaçãopt_BR
dc.subjectEducação integradapt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.titleA formação para o (des) emprego: uma análise dos cursos integrados no Instituto Federal de Ji Paraná – ROpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_JULIANO_VILIAM_CENCI.pdf4,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.