Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3432
Título: Processo produtivo do café clonal a partir do conceito de sistemas setorial de inovação: o caso de uma propriedade no município de Alvorada do Oeste (RO)
Autor(es): Soares, Jean Rocha
Palavras-chave: Cafeicultura
Tecnologia
Inovação
Data do documento: 7-Out-2021
Citação: SOARES, Jean Rocha. Processo produtivo do café clonal a partir do conceito de sistemas setorial de inovação: o caso de uma propriedade no município de Alvorada Do Oeste - (RO). Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2020.
Resumo: Os avanços tecnológicos no processo produtivo do café se deram pela necessidade de melhorias das plantas, para que se pudesse aumentar a produtividade e obter qualidade do produto. Nesse contexto a pesquisa teve como objetivo analisar o processo produtivo do café clonal e o resultado do uso da tecnologia no custo do processo produtivo e na quantidade a partir do conceito de Sistema Setorial de inovação. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva a partir do método dedutivo com abordagem qualitativa, como estudo de caso comparativo. A coleta de dados ocorreu por meio de documentos e informações repassadas pelos entrevistados (da propriedade que adota cultivo mecanizado e da que não adota) sobre a última safra e no que se refere a análise dos dados se deu a partir de análise de conteúdo e os dados sobre a produção, implementos e insumos foram organizados em planilhas do Excel tendo como suporte as teorias abordadas. Em função da pandemia do covid-19, a pesquisa se deu apenas sobre a safra 2021 que ocorreu de abril a julho e a coleta de dados se deu entre julho e setembro. Os resultados alcançados a partir da análise realizada mostrou pontos favoráveis a utilização de tecnologia, dentre eles destaca-se uma maior produção por hectare quando secomparado a propriedade sem tecnologia, os meios tecnológicos trouxe melhor controle da produção, pois a mecanização facilita os processos de adubação, colheita, limpeza, secagem e principalmente supri a falta de aguautilizando sistemas de irrigação, o uso de tecnologias facilitou a administração da propriedade evitando maior número de pessoas no manuseio da cultura facilitando o controle dos proprietários e ainda ajudando a cumprir osprotocolos de aglomeração da pandemia.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como parte dos requisitos para obtenção do título deBacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Professora Dra. Suzenir Aguiar da Silva
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3432
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jean.pdf668,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador