Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3504
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCampos, Rozicléia Alves de-
dc.date.accessioned2022-01-13T19:41:07Z-
dc.date.available2022-01-13T19:41:07Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCAMPOS, R. A.. A escola como agência de formação de cidadãos transformadores da sociedade. 2021. 41 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3504-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Cláudia Justus Torres Pereirapt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso, na modalidade monografia teve como objetivo geral investigar a escola e sua função social como formadora de cidadãos que, imbuídos de saberes, poderão se tornar pessoas transformadoras da sociedade. Depreenderam-se desse objetivo geral, os objetivos específicos a saber: conhecer a formação da escola enquanto intuição oficial da educação formal; refletir acerca do conceito de sentido e função social da escola e compreender a relação entre a prática educativa e as concepções de ensino e de aprendizagem como fundamentos para a transformação do sujeito. A motivação para o desenvolvimento dessa pesquisa de cunho bibliográfico qualitativo descritivo se deu em virtude das nossas vivências advindas da formação inicial tanto em sala de aula quanto em estágios curriculares, o que nos permitiu refletir a respeito da capacidade que uma pessoa com conhecimento pode melhorar as condições de sua vida. Desse modo, apresentamos a pedagogia da autonomia como uma possibilidade da escola cumprir com seu papel na formação de pessoas desenvolvidas intelectualmente baseadas nos princípios éticos e morais. Os autores que fundamentaram essa pesquisa foram: Aranha (2006); Cambi (1999); Paulo Freire (1983; 2003). E nosso entendimento permite dizer que o conhecimento pode transformar a vida de uma pessoa e nós, como professores, temos o dever não só de depositar informações na cabeça dos alunos, mas de fazer com que cada indivíduo pense por si só.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2022-01-13T19:30:17Z No. of bitstreams: 1 TCC_ROZICLEIA_ALVES__.pdf: 361930 bytes, checksum: b34084c738494fe6dc93efffe6b33743 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2022-01-13T19:38:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_ROZICLEIA_ALVES__.pdf: 361930 bytes, checksum: b34084c738494fe6dc93efffe6b33743 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2022-01-13T19:39:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_ROZICLEIA_ALVES__.pdf: 361930 bytes, checksum: b34084c738494fe6dc93efffe6b33743 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-13T19:41:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_ROZICLEIA_ALVES__.pdf: 361930 bytes, checksum: b34084c738494fe6dc93efffe6b33743 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFunção socialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCidadãopt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.titleA escola como agência de formação de cidadãos transformadores da sociedadept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ROZICLEIA_ALVES__.pdfArquivo principal353,45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.