Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3510
Title: | Escola pública de ensino em tempo integral: estudo de caso sobre o grau de sinergia no processo de gestão |
Authors: | Jesus, Carlos André Barbosa de |
Keywords: | Estudo de caso Sinergia no processo de gestão Escola em tempo integral |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | JESUS, Carlos André Barbosa de. Escola pública de ensino em tempo integral: estudo de caso sobre o grau de sinergia no processo de gestão. 2016. 56f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2016. |
Abstract: | Partindo da premissa de que é possível criar e manter a sinergia no processo organizacional e de gestão, em uma instituição de ensino médio de tempo integral, neste estudo de caso orientou-se por fatores conceituais de causas e efeitos para estimular o desenvolvimento de sinergia organizacional e evidenciar a presença desta sinergia no processo de gestão. Considerando esta proposição, utilizou-se da metodologia de mapas estratégicos desenvolvida por Kaplan e Norton na década de 1990. Tal metodologia foi adaptada para diagnosticar o grau de sinergia do processo de gestão de uma escola pública (piloto) de tempo integral. A adaptação se deu a partir das perspectivas estratégicas, da identificação formal e/ou informal da missão e visão institucional, das estruturas de aprendizado e dos processos da “Escola Piloto”, objeto do estudo. Por insipiência – falta de formalidades estratégicas plenas, procurou-se primeiramente, compreender os temas estratégicos e as práticas gerenciais da instituição, para desenvolver a arquitetura do mapa estratégico com características compatíveis à evidenciação de sinergia. Ao final, com a adaptação da metodologia e estratégia promovida pelos teóricos supracitados, foi possível evidenciar as dimensões de sinergia e entropia no processo de gestão da instituição pública: Escola de Ensino Médio Anísio Spínola Teixeira do Município de Porto Velho/RO. |
Description: | Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador: Prof. Dr. José Moreira da Silva Neto. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3510 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 798,59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.