Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3627
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarmo, Alessandra Martins do-
dc.date.accessioned2022-04-20T13:52:42Z-
dc.date.available2022-04-20T13:52:42Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCARMO, A. M. Acessibilidade das tecnologias para pessoas com deficiência visual. 2022. 35 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3627-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Rodrigo Pedro Casteleirapt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como relevância a necessidade de discutir sobre aplicativos tecnológicos para que alunos e alunas com deficiência visual tenham acesso às informações, à educação de qualidade e ao mercado de trabalho. A proposta é apontar a importância dos avanços tecnológicos e alertar a quem educa e é educado sobre a qualidade de ensino de seus/suas alunos/as, não mantendo a inclusão e a acessibilidade apenas no papel, mas trazendo para prática. Para isso, foi selecionado um estudo de caso de um aluno com deficiência visual, de uma Universidade Federal do estado de Rondônia, como recurso para analisar suas experiências frente ao processo de ensino junto ao corpo docente e as tecnologias utilizadas para a mediação dos conteúdos. Os métodos utilizados para esta pesquisa serão, primeiramente, revisão bibliográfica sobre deficiência visual, educação, inclusão e tecnologias, além do estudo de caso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2022-04-18T18:31:42Z No. of bitstreams: 1 TCC_Pedagogia_Alessandra Martins do Carmo.pdf: 395538 bytes, checksum: 852f7737b73b9caf900587eed087a16e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2022-04-19T19:38:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Pedagogia_Alessandra Martins do Carmo.pdf: 395538 bytes, checksum: 852f7737b73b9caf900587eed087a16e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2022-04-19T19:39:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Pedagogia_Alessandra Martins do Carmo.pdf: 395538 bytes, checksum: 852f7737b73b9caf900587eed087a16e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-20T13:52:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Pedagogia_Alessandra Martins do Carmo.pdf: 395538 bytes, checksum: 852f7737b73b9caf900587eed087a16e (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.titleAcessibilidade das tecnologias para pessoas com deficiência visualpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Pedagogia_Alessandra Martins do Carmo.pdfArquivo Final386,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.