Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3644
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReis, Jocieli Ribas dos-
dc.date.accessioned2022-04-25T13:31:02Z-
dc.date.available2022-04-25T13:31:02Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationREIS, J. R. A literatura infantil e a formação de leitores: da teoria à prática. 2022. 44 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3644-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Ivanor Luiz Guarnieript_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de pesquisa desenvolvida durante o curso de Pedagogia, com o objetivo de observar nas crianças como reagem ao contato com as obras de literatura. A pesquisa objetivou, também, conhecer aspectos da literatura infantil, em particular da contação de história. A pesquisa partiu da seguinte questão problema: se é possível trabalhar com obras de literatura infantil para crianças não alfabetizadas. A resposta inicial a esta indagação se mostrava afirmativa e apontava para a prática da chamada “Contação de História”. Em razão do problema e da hipótese, a pesquisa partiu da leitura de obras relacionadas tanto à caracterização da Literatura e da Literatura infantil quanto das que tratam da Contação de história. De imediato, percebeu-se que não só é possível trabalhar com literatura com crianças não alfabetizadas, como é desejável fazê-lo, tendo em vista, inclusive, o incentivo a própria alfabetização por meio do contato das crianças com as obras. Num segundo momento, e aproveitando o período do estágio docente em uma escola do município de Vilhena, unimos teoria e prática, numa prática de pesquisa de campo que, para nós, iluminava a teoria na medida que avançavam os trabalhos de campo. Aspecto de grande importância para minha formação como Pedagoga. Os resultados da pesquisa são apresentados, neste TCC, em cinco partes, sendo a última relativa à pesquisa de campo, que uniu a pesquisa bibliográfica com observações empíricas. Nessa última parte do TCC, se apresentam as formas trabalhadas com as diferentes turmas e cada reciprocidade observada entre o que se planejou, a partir das leituras e a observação participante realizada em ambiente escolar. Essa pesquisa de campo aliada à prática de estágio é o começo de desdobramentos futuros, de observação e trabalho pedagógico, tendo em vista a questão problema que deu origem à pesquisa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2022-04-19T19:36:32Z No. of bitstreams: 1 TCC_Pedagogia_Jocieli Ribas dos Reis.pdf: 338858 bytes, checksum: d8043da3b01a48c4b2db66efc438fd71 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2022-04-19T21:16:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Pedagogia_Jocieli Ribas dos Reis.pdf: 338858 bytes, checksum: d8043da3b01a48c4b2db66efc438fd71 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2022-04-25T13:30:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Pedagogia_Jocieli Ribas dos Reis.pdf: 338858 bytes, checksum: d8043da3b01a48c4b2db66efc438fd71 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-25T13:31:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Pedagogia_Jocieli Ribas dos Reis.pdf: 338858 bytes, checksum: d8043da3b01a48c4b2db66efc438fd71 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.titleA literatura infantil e a formação de leitores: da teoria à práticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Pedagogia_Jocieli Ribas dos Reis.pdfArquivo Final330,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.