Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3857
Título: Educação física no ensino médio: a proporção de alunos que gosta do conteúdo dança difere entre os sexos?
Autor(es): Santos, Gilcinei Soares dos
Palavras-chave: Educação física
Dança
Ensino médio
Data do documento: 2021
Citação: SANTOS, Gilcinei Soares dos. Educação física no ensino médio: a proporção de alunos que gosta do conteúdo dança difere entre os sexos?. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação de Licenciatura em Educação Física) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: Comumente alunos do ensino médio têm dificuldades com alguns conteúdos na educação física. Uma dessas dificuldades é com as danças. Este trabalho teve como objetivo descrever se os alunos do Ensino Médio de uma escola de Porto Velho/RO gostam do conteúdo dança na aula de educação física, comparando diferenças entre os sexos. Também foram objetivos investigar diferenças entre os sexos em relação às dificuldades dos alunos com esse conteúdo de aula, e quais conteúdos têm preferência de trabalhar nas aulas. A pesquisa acessou e analisou dados coletados durante o projeto Residência pedagógica do curso de educação física na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), com dados coletados por questionário aplicado a 366 alunos do ensino médio, matriculados no 1º e 2º anos de uma escola pública localizada na cidade de Porto Velho. Quanto aos participantes, 187 eram do sexo feminino e 179 do sexo masculino. Os dados foram analisados estatisticamente, comparando sexo feminino e masculino em relação ao percentual das respostas através do teste Qui-quadrado de Pearson. Resultados: A maioria dos estudantes (72,95%) gosta da dança como conteúdo, com diferenças significativas no percentual de meninas (83,42%) e rapazes (62,01%). Sobre as dificuldades com a dança, 75,42% dos meninos relataram alguma dificuldade, enquanto as meninas de tiveram 62,55% de proporção. O conteúdo preferido foi esporte (55,77% do total), com diferença significativa entre alunos do sexo masculino (72,06%) e feminino (39,57%). Apesar da dificuldade do conteúdo dança na educação física, a pesquisa demonstrou que a maioria dos alunos gostou desse conteúdo nas aulas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3857
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf667,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.