Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4039
Título: O efeito do poder do CEO no desempenho social corporativo: um estudo nas empresas listadas na B3
Autor(es): Correia, Dailson Silva
Barbosa, Jaine Silva
Palavras-chave: Poder do CEO
Desempenho social corporativo
B3
Data do documento: 2022
Citação: CORREIA, Dailson Silva; BARBOSA, Jaine Silva.O efeito do poder do CEO no desempenho social corporativo: um estudo nas empresas listadas na B3. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Fundação Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, 2022.
Resumo: O presente estudo se propõe a investigar o efeito do poder do Chief Executive Officer (CEO) em relação ao desempenho social corporativo (DSC) das empresas listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3), no período de 2016 a 2020, com exceção das instituições financeiras. As dimensões de poder analisadas foram o poder estrutural (PESTRUT), poder de propriedade (PPROP) e poder de especialista (PESPEC). Foi adotado o método de regressão com dados em painel de efeitos fixos com robustez. Os resultados dos testes de hipótese evidenciam que o poder estrutural e de propriedade influenciam positivamente o desempenho social corporativo, ao contrário do poder de especialista, que não explica. Constatou-se ainda que o sexo e idade do CEO, assim como o tamanho da empresa, apresentaram significância estatística positiva, com exceção da idade, cuja relação é negativa. Por outro lado, verificou se que as variáveis rentabilidade, endividamento e mudança de CEO não explicam o DSC. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que o poder do CEO influencia as iniciativas de RSC, por conseguinte, no desempenho social corporativo, uma vez que este é reflexo das ações e projetos implementados pela organização. Entretanto, a latitude de ação do CEO está condicionada à dimensão de poder que exerce.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4039
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis (TCC's)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf395,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.