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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4094
Título: | Arquitetura e características de escolas rurais e ribeirinhas em Porto Velho, Rondônia: os modelos Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e multisseriada (1990 a 2021) |
Autor(es): | Prado, Luciana Batista do |
Palavras-chave: | Escola rural Arquitetura escolar Prédio escolar |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | PRADO, Luciana Batista do. Arquitetura e características de escolas rurais e ribeirinhas em Porto Velho, Rondônia: os modelos Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) E Multisseriada (1990 a 2021). 2022. 122 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022. |
Resumo: | Esta pesquisa trata da concepção da edificação escolar rural no que diz respeito à Arquitetura e características de escolas rurais e ribeirinhas em Porto Velho, Rondônia: os Modelos Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e multisseriada (1990 a 2021). O recorte temporal é de 1990 a 2021, e se justifica pela criação da Lei nº 933 de Dezembro de 1990 que instituiu o Plano Diretor de Porto Velho e o término em 2021, corresponde ao desenvolvimento do último Plano Diretor da cidade ainda em vigor. O Plano Diretor estabelece normativas sobre diversos temas, em nosso caso a atenção é sobre suas relações com a área da Educação. O objetivo geral da investigação foi identificar e analisar distinções entre escolas rurais que integram o município de Porto Velho. Entre os objetivos específicos destacam-se: i) identificar e apresentar parte das características dos prédios escolares do meio rural em Porto Velho, Rondônia; ii) pesquisar os sentidos de prédios escolares rurais para agentes do ensino vinculados a quatro escolas rurais em Porto Velho, Rondônia, e o conjunto de indagações sobre a temática foco da investigação são as seguintes: como se concebeu a estrutura arquitetônica das escolas rurais do município de Porto Velho? Quais os usos dos espaços escolares rurais e seus sentidos e significados para os agentes da escola rural? A arquitetura da escola rural viabiliza maneiras de sentir e experimentar os cotidianos escolares na perspectiva social? Nos aspectos metodológicos, foram utilizados materiais diversos, entre eles fontes bibliográficas, documentais legislações, projetos arquitetônicos, fotografias, dados de campo coletados em atividades remotas por meio de plataformas on-line entrevistas semiestruturadas em uma abordagem qualitativa a partir do uso do software Maxqda para categorização das narrativas. Por meio das fontes coletadas e categorizadas em consonância com a Pesquisa-ação, foi possível elaborar uma cartilha com localização e características das escolas rurais. Dentre os principais referenciais teóricos e metodológicos destacam-se: Thiollent (2011), Bogdan; Biklen (1994), Arroyo (2017), Luna (2002), Nosella; Buffa (2009). |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4094 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações) |
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