Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4094
Título: Arquitetura e características de escolas rurais e ribeirinhas em Porto Velho, Rondônia: os modelos Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e multisseriada (1990 a 2021)
Autor(es): Prado, Luciana Batista do
Palavras-chave: Escola rural
Arquitetura escolar
Prédio escolar
Data do documento: 2022
Citação: PRADO, Luciana Batista do. Arquitetura e características de escolas rurais e ribeirinhas em Porto Velho, Rondônia: os modelos Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) E Multisseriada (1990 a 2021). 2022. 122 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: Esta pesquisa trata da concepção da edificação escolar rural no que diz respeito à Arquitetura e características de escolas rurais e ribeirinhas em Porto Velho, Rondônia: os Modelos Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e multisseriada (1990 a 2021). O recorte temporal é de 1990 a 2021, e se justifica pela criação da Lei nº 933 de Dezembro de 1990 que instituiu o Plano Diretor de Porto Velho e o término em 2021, corresponde ao desenvolvimento do último Plano Diretor da cidade 􀂱 ainda em vigor. O Plano Diretor estabelece normativas sobre diversos temas, em nosso caso a atenção é sobre suas relações com a área da Educação. O objetivo geral da investigação foi identificar e analisar distinções entre escolas rurais que integram o município de Porto Velho. Entre os objetivos específicos destacam-se: i) identificar e apresentar parte das características dos prédios escolares do meio rural em Porto Velho, Rondônia; ii) pesquisar os sentidos de prédios escolares rurais para agentes do ensino vinculados a quatro escolas rurais em Porto Velho, Rondônia, e o conjunto de indagações sobre a temática foco da investigação são as seguintes: como se concebeu a estrutura arquitetônica das escolas rurais do município de Porto Velho? Quais os usos dos espaços escolares rurais e seus sentidos e significados para os agentes da escola rural? A arquitetura da escola rural viabiliza maneiras de sentir e experimentar os cotidianos escolares na perspectiva social? Nos aspectos metodológicos, foram utilizados materiais diversos, entre eles fontes bibliográficas, documentais 􀂱 legislações, projetos arquitetônicos, fotografias, dados de campo coletados em atividades remotas por meio de plataformas on-line 􀂱 entrevistas semiestruturadas em uma abordagem qualitativa a partir do uso do software Maxqda para categorização das narrativas. Por meio das fontes coletadas e categorizadas em consonância com a Pesquisa-ação, foi possível elaborar uma cartilha com localização e características das escolas rurais. Dentre os principais referenciais teóricos e metodológicos destacam-se: Thiollent (2011), Bogdan; Biklen (1994), Arroyo (2017), Luna (2002), Nosella; Buffa (2009).
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4094
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf4,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.