Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4100
Título: A pertinência do uso do sorobã para os processos de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual ou com queixa escolar de discalculia
Autor(es): Bernardino, José Lourione Freitas
Palavras-chave: Professor cego
Sorobã
Deficiência visual
Data do documento: 2021
Citação: BERNARDINO, José Lourione Freitas. A pertinência do uso do sorobã para os processos de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual ou com queixa escolar de discalculia. 2021. 99 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação e teve como objetivo geral identificar como o Sorobã pode contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático dos alunos com deficiência visual ou com queixa escolar de discalculia, de maneira a potencializar a aprendizagem da matemática. Os objetivos específicos consistiram em demonstrar quais os benefícios produzidos pela utilização do sorobã nos processos de ensino e de aprendizagem desses estudantes. O problema central da pesquisa é compreender de que forma o sorobã como ferramenta de tecnologia assistiva, aplicado por professor cego, pode auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático de alunos com deficiência visual ou com dificuldades na aprendizagem da matemática? Para a coleta de dados realizamos entrevistas semiestruturadas com os professores das estudantes envolvidas na pesquisa para compreender como ocorrem os processos de ensino e de aprendizagem da matemática e realizamos rodas de conversas com as estudantes com a finalidade de que estas expressassem suas dúvidas e ansiedades quanto ao uso do sorobã; e a etapa da pesquisa aplicada consistiu no desenvolvimento de dois cursos voltados para o uso do sorobã para a aprendizagem da matemática, sendo um curso para estudante cega com queixa escolar de discalculia e outro para estudantes com queixa escolar de discalculia. O referencial teórico comtemplou os problemas que afetam a aprendizagem da matemática bem como abordou os aspectos que discutem a queixa escolar, o Sorobã como uma tecnologia a serviço do ensino da matemática; a deficiência visual e os sentidos remanescentes baseados na experiência do pesquisador. Os resultados e as análises dos dados indicam que o Sorobã contribui no processo de aprendizagem da matemática para estudantes com as características aqui apresentadas, mas, evidenciou problemas nos processos de ensino das escolas dessas estudantes.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4100
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.PDF1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.