Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4153
Título: Análise do uso de aplicativos de celular para medir ondas sonoras como recurso para o ensino de física.
Autor(es): Malaquias, Tiago José Sousa
Palavras-chave: Aplicativo
Android
Propagação do som
Decibéis
Data do documento: 2022
Citação: MALAQUIAS, T. J. S. Análise do uso de aplicativos de celular para medir ondas sonoras como recurso para o ensino de física. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciado em Educação no Campo, sob a orientação do professor Dr. Artur Falqueto Sonsin
Resumo: O som é uma onda mecânica que está presente em nosso dia a dia, ela possou um limiar máximo para nossa audição, sendo assim necessário uma forma pratica para que possamos saber o quanto um som que está em nosso redor pode nos prejudicar ou não. Os telefones celulares são ferramentas utilitárias prontamente disponíveis na vida cotidiana e podem ser baixados aplicativos (APPs) para facilitar o cotidiano dos consumidores. Alguns desses APPs são utilizados como medidor de decibéis. Analisamos o comportamento desses aplicativos em um ambiente aberto e um ambiente fechado. Para isso, nós comparamos as ondas sonoras e nível de pressão acústica; aferimos a frequência em decibéis, nos ambientes fechado e aberto para três APPs diferentes com finalidade de obter uma maior precisão do som. Isso possibilita um melhor recurso para o ensino da física como uma ferramenta poderosa para experimentos didáticos em sala de aula.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Licenciado em Educação no Campo, sob a orientação do professor Dr. Artur Falqueto Sonsin.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4153
Aparece nas coleções:Educação do Campo (Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise do uso de aplicativos de celular para medir ondas sonoras como recurso para o ensino de física..pdf661,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.