Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4182
Título: Desenvolvimento da visão espacial por meio da prática do desenho técnico para estudantes do Curso de Edificações do Instituto Federal de Rondônia
Autor(es): Vale, Monnike Yasmin Rodrigues do
Palavras-chave: Visão espacial
Teoria Histórico-Cultural
Desenho técnico
Data do documento: 2021
Citação: VALE, Monnike Yasmin Rodrigues do. Desenvolvimento da visão espacial por meio da prática do desenho técnico para estudantes do Curso de Edificações do Instituto Federal de Rondônia. 2021. 125 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: O objetivo geral da pesquisa foi verificar as contribuições de uma prática educativa no desenvolvimento da visão espacial dos estudantes do Curso Técnico em Edificações, visando contribuir também na qualidade da formação profissional. Os objetivos específicos foram: diagnosticar os conhecimentos prévios que os estudantes possuem sobre visão espacial; apresentar para os estudantes a relação da visão espacial com a área de atuação profissional; propor atividades didáticas planejadas, registrando-as para posterior análise; avaliar o processo de aprendizagem dos estudantes em cada etapa do processo, discutindo com os/as participantes os resultados obtidos à luz das atividades realizadas; levantar, por meio de relato escrito e grupo de discussão, a opinião dos/as participantes sobre os procedimentos metodológicos utilizados; estruturar um Caderno Didático com as contribuições metodológicas da proposta didática para divulgação dos resultados. A pesquisa-intervenção desenvolvida foi orientada pelos pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural, que embasou todo o planejamento dos encontros realizados, auxiliando para que a organização do ensino seja adequada à aprendizagem. A partir dessa pesquisa, um estudo de caso entre professora e estudantes do Curso Técnico em Edificações, propõe-se uma prática educativa que possa favorecer o processo de ensino e aprendizagem proposto à sala de aula. A pesquisa foi realizada com treze alunos matriculados no 2° ano e 7 alunos matriculados no 3° ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia Campus Porto Velho Calama, destinando-se a auxiliar os alunos no desenvolvimento da visão espacial, que é a capacidade de caracterizar mentalmente objetos em duas ou três dimensões e conseguir manipulá-los, principalmente com o objetivo de manter suas características de forma, tamanho e posição. Desenvolver tal habilidade é fator primordial para a criação, representação e leitura de projetos de Engenharia, Arquitetura, Design e em outras áreas do conhecimento. Em função das restrições de atividades presenciais, impostas pela pandemia da Covid-19, as atividades foram realizadas de forma remota. A metodologia proposta constituiu na aplicação da pesquisa-ação com a utilização de aulas, registros em diário de campo, grupos de discussões e análise escrita pelos alunos. A partir da análise dos resultados da pesquisa, foi estruturado um Caderno Didático que contém contribuições metodológicas acerca do conteúdo da pesquisa e que pode beneficiar outros professores e estudantes.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4182
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.