Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4182
Title: Desenvolvimento da visão espacial por meio da prática do desenho técnico para estudantes do Curso de Edificações do Instituto Federal de Rondônia
Authors: Vale, Monnike Yasmin Rodrigues do
Keywords: Visão espacial
Teoria Histórico-Cultural
Desenho técnico
Issue Date: 2021
Citation: VALE, Monnike Yasmin Rodrigues do. Desenvolvimento da visão espacial por meio da prática do desenho técnico para estudantes do Curso de Edificações do Instituto Federal de Rondônia. 2021. 125 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Abstract: O objetivo geral da pesquisa foi verificar as contribuições de uma prática educativa no desenvolvimento da visão espacial dos estudantes do Curso Técnico em Edificações, visando contribuir também na qualidade da formação profissional. Os objetivos específicos foram: diagnosticar os conhecimentos prévios que os estudantes possuem sobre visão espacial; apresentar para os estudantes a relação da visão espacial com a área de atuação profissional; propor atividades didáticas planejadas, registrando-as para posterior análise; avaliar o processo de aprendizagem dos estudantes em cada etapa do processo, discutindo com os/as participantes os resultados obtidos à luz das atividades realizadas; levantar, por meio de relato escrito e grupo de discussão, a opinião dos/as participantes sobre os procedimentos metodológicos utilizados; estruturar um Caderno Didático com as contribuições metodológicas da proposta didática para divulgação dos resultados. A pesquisa-intervenção desenvolvida foi orientada pelos pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural, que embasou todo o planejamento dos encontros realizados, auxiliando para que a organização do ensino seja adequada à aprendizagem. A partir dessa pesquisa, um estudo de caso entre professora e estudantes do Curso Técnico em Edificações, propõe-se uma prática educativa que possa favorecer o processo de ensino e aprendizagem proposto à sala de aula. A pesquisa foi realizada com treze alunos matriculados no 2° ano e 7 alunos matriculados no 3° ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia Campus Porto Velho Calama, destinando-se a auxiliar os alunos no desenvolvimento da visão espacial, que é a capacidade de caracterizar mentalmente objetos em duas ou três dimensões e conseguir manipulá-los, principalmente com o objetivo de manter suas características de forma, tamanho e posição. Desenvolver tal habilidade é fator primordial para a criação, representação e leitura de projetos de Engenharia, Arquitetura, Design e em outras áreas do conhecimento. Em função das restrições de atividades presenciais, impostas pela pandemia da Covid-19, as atividades foram realizadas de forma remota. A metodologia proposta constituiu na aplicação da pesquisa-ação com a utilização de aulas, registros em diário de campo, grupos de discussões e análise escrita pelos alunos. A partir da análise dos resultados da pesquisa, foi estruturado um Caderno Didático que contém contribuições metodológicas acerca do conteúdo da pesquisa e que pode beneficiar outros professores e estudantes.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4182
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf2,38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.