Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4185
Título: Culturas da escola por meio dos sons do rádio: linguagens alternativas em uma escola do campo em Ji-Paraná - Rondônia
Autor(es): Toledo, Nádia Cristina Rodrigues da Conceição de
Palavras-chave: Rádio na escola
Recurso pedagógico
Rádio
Data do documento: 2018
Citação: TOLEDO, Nádia Cristina Rodrigues da Conceição de. Culturas da escola por meio dos sons do rádio: linguagens alternativas em uma escola do campo em Ji-Paraná - Rondônia. 2018. 90 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2018.
Resumo: Esse estudo é resultado de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) desenvolvida na Escola Municipal rural Professor Irineu Antônio Dresch em Ji-Paraná – Rondônia, entre os meses de setembro de 2017 a julho de 2018. Participaram dessa pesquisa as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, alunos e alunas da professora Maria Bernardete de Língua Portuguesa. A intenção dessa pesquisa foi investigar, as possíveis contribuições pedagógicas em sala de aula a partir do uso da rádio na escola. Nessa perspectiva a pesquisa contou com as contribuições de autores e autoras como:pesquisa narrativa (CLANDININ E CONNELLY, 2011), pesquisa autobiográfica (CUNHA, 1997), (FREIRE, 2009), nas pesquisas documental e bibliográfica (GIL, 2002; LÜDKE E ANDRÉ, 1986) nas concepções de currículo (SILVA, 1999), na parte que envolveu rádio, comunicação: (BRAGA;CALAZANS, 2001), (FREIRE, 1993), (MATELLART, 2000), (SOARES, 2000; 2017), (ANDRELO, 2012), (CALDAS;CAMARGO, 2013), (LARA;CONTI, 2003), (CORDEIRO, 2004), (CÉSAR, 1996), (FERRARETO, 2001), com base nas concepções da Educação Libertadora de (FREIRE 1996; 1987; 1989; 1985). Durante as ações da pesquisa e também nas oficinas foi amplamente discutido sobre a inserção da rádio no currículo escolar como importante recurso pedagógico. Com a utilização da pesquisa-ação foi possível perceber que aqueles conteúdos que são mais complexos de serem acessados pelo/as alunos/as durante as aulas de Língua Portuguesa, através da rádio na escola é possível com a eleboração dos programas. Uma das propostas foi em uma aula de reforço de Figuras de linguagem onde a professora utilizou a rádio. Os/as alunos/as envolvidos/as pesquisaram, elaboram, gravaram e veicularam o programa que se tornou um recurso pedagógico permanente na escola.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4185
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.