Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4214
Título: O imaginá(rio) amazônico na obra A história das crianças que plantaram um rio, de Daniel da Rocha Leite: uma proposta para o letramento literário
Autor(es): Lopes, Luci Mary Corrêa
Palavras-chave: Imaginário amazõnico
Letramento literário
Narrativa
Data do documento: 2022
Citação: Lopes, Luci Mary Corrêa. O imaginá(rio) amazônico na obra A história das crianças que plantaram um rio, de Daniel da Rocha Leite: uma proposta para o letramento literário. 2022. 87 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: A tessitura narrativa em A história das crianças que plantaram um rio (2013), do escritor Daniel da Rocha Leite, é perpassada pelo imaginário coletivo que emerge da relação entre as personagens e o rio nos dois planos que estruturam a obra. Na espacialidade narrativa, o rio predomina no ritmo da vida, nas vivências da infância e na tradução das memórias das personagens. Considerando essa configuração poética, esta dissertação apresenta uma análise da obra, a partir da atuação do rio como vertente de representação do imaginário amazônico na narrativa, seguida de uma proposta metodológica de sequência básica, na perspsectiva do letramento literário. A questão problematizadora volta-se para investigar como o imaginário amazônico está representado na obra A história das crianças que plantaram um rio, de Daniel da Rocha Leite? E quais possibilidades metodológicas podem viabilizar o letramento literário na perspectiva de Cosson a partir dessa obra? O percurso metodológico é resultante da convergência entre a análise da obra - com foco na presença do imaginário, enquanto elemento de composição da narrativa - e a elaboração de uma proposta pedagógica pautada nos pressupostos do letramento literário apontados por Rildo Cosson (2018). Como aporte teórico para discutir o letramento literário e embasar as reflexões sobre o método interpretativo e a análise bibliográfica, foram utilizados estudos de Gilbert Durand (2012), Danielle Perin Rocha Pitta (2017), Iser Wolfgang (2013), Rildo Cosson (2018) e Graça Paulino (2009); quanto aos aspectos da literatura infantojuvenil, recorremos aos estudos de Regina Zilberman (2003), Teresa Colomer (2017) e Nelly Novaes Coelho (2000); foram utilizados, ainda, estudos de João de Jesus Paes Loureiro (2001) sobre a poética do imaginário amazônico, e o suporte teórico da Base Nacional Comum (BNCC) para a elaboração da proposta metodológica. Constatamos mediante essa pesquisa que a representação do imaginário amazônico, por meio da atuação do rio na narrativa, fornece elementos para a elaboração de uma proposta metodológica de sequência básica direcionada para a apreensão da obra em uma perspectiva de letramento literário.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4214
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.