Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4271
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Xavier, Angelita Barreto | - |
dc.contributor.author | Vales, Daiane Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-05T19:22:49Z | - |
dc.date.available | 2023-06-05T19:22:49Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, Angelita Barreto, VALES, Daiane Lopes. Alfabetização da leitura de contextos - textos matemáticos: impactos da linguagem no processo de ensino e aprendizagem . 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4271 | - |
dc.description.abstract | No artigo “Alfabetização da Leitura de Contextos-Textos Matemáticos: impactos da linguagem no processo de ensino e aprendizagem”, objetivamos compreender como é construída a alfabetização de leitura de contextos-textos matemáticos e seus impactos da linguagem no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo foi orientado pelo problema da pesquisa: como é construída a alfabetização de leitura de contextos-textos matemáticos e seus impactos da linguagem no processo de ensino e aprendizagem? De janeiro a setembro de 2020, foi realizada a pesquisa qualitativa teórica e de campo. Esta pesquisa foi realizada mediante entrevista semiestruturada junto aos sujeitos da investigação: dois docentes de duas escolas públicas municipais de Guajará-Mirim/RO. As informações foram analisadas à luz das matrizes teóricas (AFONSO, s/d; AVILA e SILVA, 2013; CHASSOT, 2003; DANYLUK,1991; FREIRE, 2005, 2006 e 2014; KRAMER, 2001; MACEDO, 2015; MIZUKAMI, 1986), que orientaram a elaboração do presente trabalho acadêmico. Os resultados evidenciaram que a alfabetização de leitura de contextos-textos matemáticos e seus impactos da linguagem no processo de ensino e aprendizagem são construídos no interior dos ambientes escolares e não escolares, das práticas ampliadas de reflexão, interpretação, crítica, apreensão e articulação dos conteúdos cotidianos e conteúdos matemáticos, realizadas pelos alunos, mediada pela práxis dos professores, orientados pela alfabetização científica Interdisciplinar de leitura. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-05T19:22:24Z No. of bitstreams: 1 ANGELITA E DAIANE.pdf: 440151 bytes, checksum: 19fe02ab813bd1ec6b9fc6ff157a7650 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-05T19:22:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANGELITA E DAIANE.pdf: 440151 bytes, checksum: 19fe02ab813bd1ec6b9fc6ff157a7650 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-06-05T19:22:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANGELITA E DAIANE.pdf: 440151 bytes, checksum: 19fe02ab813bd1ec6b9fc6ff157a7650 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-05T19:22:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANGELITA E DAIANE.pdf: 440151 bytes, checksum: 19fe02ab813bd1ec6b9fc6ff157a7650 (MD5) Previous issue date: 2020 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Contextos-texto | pt_BR |
dc.title | Alfabetização da leitura de contextos - textos matemáticos: impactos da linguagem no processo de ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANGELITA E DAIANE.pdf | 429,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.