Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4271
Título: | Alfabetização da leitura de contextos - textos matemáticos: impactos da linguagem no processo de ensino e aprendizagem |
Autor(es): | Xavier, Angelita Barreto Vales, Daiane Lopes |
Palavras-chave: | Alfabetização Leitura Contextos-texto |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | XAVIER, Angelita Barreto, VALES, Daiane Lopes. Alfabetização da leitura de contextos - textos matemáticos: impactos da linguagem no processo de ensino e aprendizagem . 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2020. |
Resumo: | No artigo “Alfabetização da Leitura de Contextos-Textos Matemáticos: impactos da linguagem no processo de ensino e aprendizagem”, objetivamos compreender como é construída a alfabetização de leitura de contextos-textos matemáticos e seus impactos da linguagem no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo foi orientado pelo problema da pesquisa: como é construída a alfabetização de leitura de contextos-textos matemáticos e seus impactos da linguagem no processo de ensino e aprendizagem? De janeiro a setembro de 2020, foi realizada a pesquisa qualitativa teórica e de campo. Esta pesquisa foi realizada mediante entrevista semiestruturada junto aos sujeitos da investigação: dois docentes de duas escolas públicas municipais de Guajará-Mirim/RO. As informações foram analisadas à luz das matrizes teóricas (AFONSO, s/d; AVILA e SILVA, 2013; CHASSOT, 2003; DANYLUK,1991; FREIRE, 2005, 2006 e 2014; KRAMER, 2001; MACEDO, 2015; MIZUKAMI, 1986), que orientaram a elaboração do presente trabalho acadêmico. Os resultados evidenciaram que a alfabetização de leitura de contextos-textos matemáticos e seus impactos da linguagem no processo de ensino e aprendizagem são construídos no interior dos ambientes escolares e não escolares, das práticas ampliadas de reflexão, interpretação, crítica, apreensão e articulação dos conteúdos cotidianos e conteúdos matemáticos, realizadas pelos alunos, mediada pela práxis dos professores, orientados pela alfabetização científica Interdisciplinar de leitura. |
URI: | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4271 |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANGELITA E DAIANE.pdf | 429,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.