Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4280
Título: Biblioterapia: leitura como função terapêutica no ambiente hospitalar
Autor(es): Paula, Gabriella Jordão de
Palavras-chave: Biblioterapia
Leitura
Hospitais
Data do documento: 2023
Citação: PAULA, Gabriella Jordão de, Biblioterapia: leitura como função terapêutica no ambiente hospitalar. 2023. 94 f. Monografia (Graduação Bacharelado em Biblioteconomia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: A palavra "biblioterapia" consiste em dois termos de origem grega, "livro" e "terapia". Dessa forma, a terapia da leitura é compreendida como terapia por meio de livros ou literatura. O presente trabalho tem como objetivo principal evidenciar, por meio de revisão de literatura, os fundamentos da biblioterapia como função tendida como terapia por meio de livros ou literatura. O presente trabalho tem como objetivo principal evidenciar, por meio de revisão de literatura, os fundamentos da biblioterapia como função terapêutica no ambiente hospitalar para benefícios aos pacientes. O estudo se caracteriza de natureza básica, do tipo bibliográfico e documental. Sua abordagem científica foi do tipo qualitativa e análise de conteúdo. Foram selecionados artigos científicos publicados nos últimos 5 anos (2017 a 2022) para análise e fundamentação teórica. Os fatores de exclusão foram artigos publicados fora do período estipulado (2017 a 2022) e que não possuíam no título, palavras-chaves e/ou resumo os termos pesquisados. Na busca e investigação, a priori, foram encontrados 55 artigos pertinentes ao tema, dos quais foram relacionados e analisados apenas 6. O universo de pesquisa, além da BRAPCI, pautou-se por cinco hospitais públicos na cidade de Porto Velho – RO. A pesquisa resultou na elaboração um projeto de biblioterapia para os hospitais trabalhados na investigação. Acredita-se que esse resultado pode ser implementado nas unidades hospitalares estudadas a fim de no processo de cura dos pacientes e como uma alternativa de recreação, entretenimento, distração e desenvolvimento da socialização e motivação à leitura interativa e também individual. Concluiu que há necessidade de formação mais aprofundada frente aos cursos de Biblioteconomia de todo o país e inclusão de disciplinas correlacionadas junto aos currículos dos cursos. Além disso, o estudo bibliográfico permitiu inferir os conceitos, objetivos, história, filosofia, importância e principais estudos da biblioterapia.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4280
Aparece nas coleções:Biblioteconomia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELLA-TCC FINAL.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.