Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4315
Título: A educação de jovens e adultos no Brasil: desafios contemporâneos
Autor(es): Gonçalves, Poliana de Oliveira
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos - Brasil
História - EJA
Políticas públicas - EJA
Desafios contêmporaneos
Data do documento: 2023
Citação: GONÇALVES, P. O. A educação de jovens e adultos no Brasil: desafios contemporâneos. 2023. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2023
Resumo: Compreendemos que a EJA possui as suas especificidades e identificá-las e atendê-las muito contribuirá para o ensino e aprendizado dos educandos. Desse modo, consideramos importante elencar os principais desafios da Educação de Jovens e Adultos a fim de torná los visíveis às instituições escolares e aos poderes públicos, para que ambos possam assim buscar meios de suprir as necessidades específicas da EJA. Tendo em vista que a estrutura da EJA sofreu variações ao longo dos anos, é fundamental analisar como ela está organizada atualmente, e quais são os principais desafios na sua implementação. Sendo assim, nos propomos neste trabalho a compreender como está estruturada a Educação de Jovens e Adultos no Brasil na contemporaneidade; e quais os desafios enfrentados para sua implementação. Para alcançar tal objetivo, utilizamos o método de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, a qual foi desenvolvida com base em literatura selecionada sobre o tema. Os principais documentos usados foram as Leis de Diretrizes e Bases de 1996, e a Constituição Federal de 1988, entre outros documentos que regulamentam a educação de jovens e adultos no Brasil. Destacamos que tal pesquisa se torna relevante, pois traz importantes reflexões sobre os desafios enfrentados pela Educação de Jovens e Adultos na atualidade. Os alunos da EJA merecem ter acesso a uma educação de qualidade, que seja igualitária e inclusiva, por isso, pesquisas como essas são tão necessárias, pois é por meio de discussões e reflexões que a Educação de Jovens e Adultos ganhará a visibilidade necessária e será melhorada. Percebemos que é preciso uma reorganização na estrutura da EJA, a fim de se adequar às realidades e desafios da contemporaneidade. Para que essa reorganização aconteça é preciso investir em políticas públicas que assegurem recursos, que melhore a qualificação dos profissionais da EJA e que garanta o direito à diversidade.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Fábio Santos de Andrade
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4315
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_POLIANA_VERSÃO FINAL.pdfArquivo Final384,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.