Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4316
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCorrêa, Simone de Carvalho-
dc.date.accessioned2023-06-12T15:41:23Z-
dc.date.available2023-06-12T15:41:23Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCORRÊA, S. C. Leitura e escrita da língua portuguesa no ensino fundamental. 2023. 26f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4316-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof. Dr. Rodrigo Pedro Casteleirapt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta as concepções de evolução da leitura e escrita. O objetivo geral é o de compreender os processos da aquisição de letramento e escrita, e os objetivos específicos são: compreender a concepção de leitura e escrita; estimular o ato de ler; e investigar como ocorre a aquisição do letramento e escrita. O método de investigação fundamenta-se na pesquisa bibliográfica, além disso, ampara-se em autores como Calkins (1989), Ferreiro (2003), Freire (1996), José e Coelho (2001), entre outros, destacamos as leituras e a escrita que permitem as práticas escolares. O resultado obtido através da pesquisa bibliográfica viabiliza a prática pedagógica do professor, possibilitando a construção da leitura e escrita. Partimos também deste pensamento para saber se de fato a escola se encontra preparada para receber os alunos e fornece o suporte no qual a sociedade e a família esperam para um desenvolvimento desse aluno que, pelo menos, prossiga em sua carreira escolar realizando uma leitura e, consequentemente, uma escrita básica para que possa de fato ir em direção ao aprendizado e interpretação de textos. Conclui-se que a prática do ensino da leitura e escrita vêm contribuindo para a superação dos problemas enfrentados pelo desconhecimento e contribuindo para o desempenho da prática pedagógica de melhor qualidade para o ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2023-06-06T15:28:53Z No. of bitstreams: 1 SIMONECARVALHO_CORREA__1_.docx0206023__1_.pdf: 211143 bytes, checksum: b39319d476511aaea519113e13fc1f0f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2023-06-06T19:51:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SIMONECARVALHO_CORREA__1_.docx0206023__1_.pdf: 211143 bytes, checksum: b39319d476511aaea519113e13fc1f0f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Zane Santos (zane.santos@unir.br) on 2023-06-12T15:41:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SIMONECARVALHO_CORREA__1_.docx0206023__1_.pdf: 211143 bytes, checksum: b39319d476511aaea519113e13fc1f0f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-12T15:41:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SIMONECARVALHO_CORREA__1_.docx0206023__1_.pdf: 211143 bytes, checksum: b39319d476511aaea519113e13fc1f0f (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectPráticas escolarespt_BR
dc.titleLeitura e escrita da língua portuguesa no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMONECARVALHO_CORREA__1_.docx0206023__1_.pdfArquivo Final206,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.