Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4355
Título: André Carneiro: a máquina de Hyerónimus (conto) e a literatura de ficção científica no Brasil
Autor(es): Oliveira, Abmael Furtado
Palavras-chave: Carneiro
Hyerónimus
Ficção científica
Literatura
Data do documento: 2018
Citação: OLIVEIRA, Abmael Furtado. André Carneiro: a máquina de Hyerónimus (conto) e a literatura de ficção científica no Brasil. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2018.
Resumo: No presente artigo objetiva-se analisar a temática sobre literatura de Ficção Científica brasileira sob a compreensão conceitual teórica e ficcional estabelecida no conto “A Máquina de Hyerónimus” de André Carneiro, da coletânea A Máquina de Hyerónimus e outras histórias (1997). O estudo desenvolveu-se mediante pesquisa bibliográfica sobre a teoria da literatura de Ficção Científica em conjunto à análise do conto proposto comparável aos elementos essenciais de análises da narrativa. O artigo compõe-se de uma espécie de resenha crítica, no que se refere à literatura de Ficção Científica (teórica), na qual valemo-nos do aporte teórico, uma vez que ponderamos os pressupostos analíticos do ensaio crítico do próprio escritor em pesquisa. Também, há um breve histórico biográfico e analítico sobre a vida e obra do autor e a análise interpretativa do conto em proposição de leitura. Disto, conclui-se que estudar tema “literatura de Ficção Científica” e avaliar o assunto por meio do conto de André Carneiro, sob a perspectiva do próprio autor, possivelmente contribuirá para divulgação de estudos literários sobre o tema.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4355
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABMAEL.pdf378,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.