Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4426
Título: Tecnologias dos processos logísticos de empresas de alimentação fora do lar em Porto Velho RO
Autor(es): Gomes, João Víctor Feitosa
Palavras-chave: Logística
Tecnologia
Alimentação fora do lar
Data do documento: 2023
Citação: GOMES, João Víctor Feitosa. Tecnologias dos processos logísticos de empresas de alimentação fora do lar em Porto Velho RO. 2023. 58 f. Monografia (Bacharelado em Administração) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo identificar a aplicação de tecnologias nos processos logísticos de empresas de alimentação fora do lar de Porto Velho, Rondônia. Caracterizam-se como empresas de alimentação fora do lar os bares, restaurantes e estabelecimentos do ramo alimentício. Essas empresas possuem grande importância por comporem o cenário turístico de uma região. Dentre os estabelecimentos de alimentação fora do lar, a gestão logística é uma das atividades mais desafiadoras, por ser responsável por armazenar, produzir e transportar produtos com vencimento rápido. A gestão logística, por sua vez, apresentou crescente interesse no âmbito da administração nos últimos tempos pela sua capacidade de criação de vantagem competitiva. Entende-se por logística o conjunto de atividades responsáveis pela disponibilização de um produto, incluindo a gestão do transporte, dos materiais, das informações e do estoque. Com relação à tecnologia aplicada à logística, foi observado que, especialmente as tecnologias de informação, são responsáveis por mais integração, agilidade e precisão na gestão dos processos logísticos, ainda que existam fatores de atenção na aplicação de tecnologias para essa finalidade. Quanto à metodologia, esta pesquisa foi realizada sob a abordagem qualitativa com aplicação de questionário para 34 empresas respondentes. Através dos resultados obtidos, foi possível notar a forte presença de tecnologias voltadas ao controle de pedidos e à gestão de estoque, enquanto as tecnologias de transporte foram as menos observadas, apesar da relevante utilização de aplicativos de entrega. Também foi possível perceber o baixo interesse na implementação de novas tecnologias por parte das empresas. Para concluir, de maneira geral, foi possível observar quais as tecnologias utilizadas e para quais finalidades, além de realizar análises com base nos pontos de vista dos funcionários.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4426
Aparece nas coleções:Administração (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_de_Joao_Victor_Feitosa_Gomes___versao_final.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.