Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4427
Título: Conhecimento e inovação em propriedades rurais de Porto Velho, Rondônia, Brasil
Autor(es): Nascimento, Evelin de Paula
Palavras-chave: Conhecimento
Inovação
Inovação organizacional
Data do documento: 2023
Citação: NASCIMENTO, Evelin de Paula. Conhecimento e inovação em propriedades rurais de Porto Velho, Rondônia, Brasil. 2023. 56 f. Monografia (Bacharelado em Administração) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Este trabalho versa sobre o conhecimento e inovação em propriedades rurais de Porto Velho, Rondônia, Brasil, com o objetivo de compreender o processo de construção do conhecimento e inovação organizacional em propriedades rurais de produção de alimentos no município. O conhecimento pode ser tácito, local informal sendo adquirido através de experiências práticas ou explícito, científico formal caracterizado por um conhecimento sistemático e de fácil transmissão. A inovação sendo radical (criação de algo) ou incremental (melhoramento significativo), tecnológica ou não tecnológica. A pesquisa tem como base metodológica, a abordagem qualitativa de cunho descritivo-exploratório, tendo como procedimento de coleta a pesquisa de campo, observação participativa e os instrumentos de coleta são as entrevistas por meio de roteiro de pesquisa e o tratamento se dá através da transcrição dos relatos dos produtores. Durante as pesquisas foi descoberto que os conhecimentos dos produtores têm base no informal local (tácito) aprendido na prática durante a infância e posteriormente compartilhado a partir de redes locais (comunidades, amigos) e da internet. As inovações encontradas são consideradas incrementais, tecnológicas e organizacionais. Estão relacionadas a melhorias nos produtos (sementes geneticamente melhoradas e enxertos), processos (forno elétrico de farinha e irrigação automática) e marketing (embalagem com código e a vácuo). Este estudo evidenciou a importância das inovações e do compartilhamento de conhecimentos na agricultura familiar.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4427
Aparece nas coleções:Administração (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Evelin_Nascimento__31.05.2023___2_.pdf750,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.