Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4494
Título: Análise Sócio-Histórica da Obra “O Onça” de Daniel Munduruku e seu impacto na Literatura Contemporânea
Autor(es): Silva, Everlane do Nascimento
Nobre, Flávia Araújo
Palavras-chave: Cultura
Literatura indígena
Obras indígenas
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, Everlane do Nascimento; NOBRE, Flávia Araújo. Análise Sócio-Histórica da Obra “O Onça” de Daniel Munduruku e seu impacto na Literatura Contemporânea. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal realizar uma análise sócio-histórica da obra O onça do autor indígena Daniel Munduruku, visa também elucidar a importância das obras indígenas para a construção do cânone literário brasileiro. A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo e foi estruturada no período de maio a junho do de 2022, com obras no idioma português. Ressaltase como justificativa os poucos trabalhos na área estudada e sua relevância para a cultura atual brasileira com reflexões e observações da moral que é transmitida nas obras ao longo do tempo. Como referenciais teóricos utilizamos: Munduruku (2009), Thiel (2012), Olivieri-Godet (2017) e Dorrico (2018 e 2020). Considera-se que, a obra ora analisada, elucida alguns aspectos da cultura indígena, onde o homem pode conviver em harmonia com a natureza e os animais, trazendo o conceito de que a floresta, como o local da cultura, traz ensinamentos valiosos para a evolução dos povos que dela dependem e convivem.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4494
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVERLANE E FLAVIA.pdf518,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.