Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4497
Título: As atrocidades do processo de colonização da Amazônia na obra literária "Diaruí" de autoria do escritor Antônio Cândido da Silva
Autor(es): Nunes, Helena Maria Cesary
Santos, Regiane Tello dos
Palavras-chave: Literatura amazônica
Antônio Cândido
Processo de colonização
Data do documento: 2022
Citação: NUNES, Helena Maria Cesary; SANTOS, Regiane Tello dos. As atrocidades do processo de colonização da Amazônia na obra literária "Diaruí" de autoria do escritor Antônio Cândido da Silva . 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.
Resumo: Esta proposta de pesquisa insere-se no eixo temático da Literatura regional/ amazônica, tendo como objeto de estudo o romance “Diaruí”, de autoria do escritor Antônio Cândido da Silva. O estudo foi norteado pelo seguinte questionamento: de que forma as atrocidades do processo de colonização da Amazônia são representadas na obra literária “Diaruí”, de autoria do escritor Antônio Cândido da Silva? O objetivo geral da pesquisa é realizar uma investigação as atrocidades do processo de colonização da Amazônia representação, de autoria do escritor Antônio Cândido da Silva. Os objetivos específicos são: identificar elementos que evidenciam atrocidades no processo de colonização da Amazônia na obra literária Diaruí, de autoria do escritor Antônio Cândido da Silva; mostrar de que forma as atrocidades contra a população autóctone durante no processo de colonização da Amazônia são representadas na referida obra; contribuir para o estudo da literatura brasileira de expressão regional/ amazônica. Para subsidiar esta pesquisa, utilizamos como aporte teórico-metodológico os estudos dos seguintes autores: Candido (2006); Reis (2013); Loureiro (2014); Hall (2016); Césaire (2000); Bonnici (2005); Baccega (2007); Halbwachs (1990) e outros. A pesquisa, do tipo bibliográfica, com abordagem qualitativa, foi desenvolvida no período de março a agosto de 2022. Os dados da pesquisa foram coletados e analisados a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da Teoria Literária e dos Estudos Culturais, tendo destaque o estudo na obra literária Diaruí. Para a realização desta pesquisa foi utilizado o método analítico, tendo-se como base os estudos de Gil (2002 e 2008). Os resultados evidenciaram que na obra “Diaruí” as atrocidades do processo de colonização da Amazônia são representadas a partir dos embates entre os colonizadores e a população autóctone durante a construção da EFMM, o que culminou na devastação da natureza (fauna e flora), na exploração desordenada; na invasão de terras e, principalmente, na dizimação dos povos indígenas karipunas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4497
Aparece nas coleções:DACL/GM. Graduação em Letras ( Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HELENA MARIA E REGIANE.pdf460,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.